Henrique pensava que soubesse o que é currículo: “o rol ofi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1052339 Pedagogia
Leia o texto que segue para responder à questão.

    Ensinar na escola, ser professor, é trabalhar com desenvolvimento humano e com a construção do conhecimento numa realidade multicultural. Esse trabalho corresponde ao desenvolvimento do currículo na escola de Educação Básica. Esta, conforme se afirma na Resolução CNE/CEB nº 04/2010, “é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País” (art. 11).
Henrique pensava que soubesse o que é currículo: “o rol oficial de disciplinas com seus programas, ensinado nas escolas”! Mas, surpreendeu-se enormemente, ao ler o cap. III, da 4ª parte do livro de Libâneo; Oliveira; Toschi (2003). Ali, apercebeu-se da importância do trabalho educativo escolar e da participação de cada um, com seus saberes e valores, para se garantir o conjunto, a formação integral dos estudantes, sua identidade, sua cidadania, sob a “regência” da equipe de direção coordenação. Com essa leitura, compreendeu que “o provimento de cultura escolar aos alunos e a constituição de um espaço democrático na organização escolar devem incluir a interculturalidade: o respeito e a valorização da diversidade cultural e das diferentes origens sociais dos alunos, o combate ao racismo e a outras formas de discriminação e preconceito”. Nessa perspectiva, Henrique pôde interpretar corretamente a obra de Auad (2016), Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola, na qual essa estudiosa apresenta dados de suas pesquisas analisando que a escola
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

A questão trata do conceito de currículo escolar, que vai além do simples conjunto de disciplinas e conteúdos programáticos. Currículo é visto como um campo de produção de significados onde se cruzam conhecimentos, valores, identidades e cultura. Esse enfoque traz uma perspectiva intercultural, que valoriza a diversidade cultural e combate discriminações, incluindo as de gênero.

Nesse contexto, a assertiva correta é a alternativa C, que aborda a escola como um espaço que pode tanto perpetuar a separação e discriminação de gênero quanto se tornar um ambiente de reflexão e questionamento sobre as relações de masculinidade e feminilidade, contribuindo para que diferenças de gênero não impliquem em desigualdades. Esta alternativa está correta porque reconhece o potencial da escola em ser um lugar de aprendizado crítico e transformador, indo de encontro aos princípios de uma educação mais igualitária e humanizadora.

O currículo intercultural sugerido no texto-base apoia a ideia de que as práticas educativas devem ser inclusivas e democráticas, reconhecendo e valorizando as diferenças e combatendo estereótipos e preconceitos. Assim, a escola desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.

As outras alternativas são incorretas pois não capturam totalmente o papel da escola enquanto espaço de transformação social proposto pelo currículo intercultural. Elas ou minimizam o potencial transformador da educação (A, D e E) ou sugerem uma visão simplista das mudanças proporcionadas pela coeducação (B).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C

pode ser o lugar onde se dá o discriminatório “aprendizado da separação” ou, em contrapartida, pode ser uma importante instância de reflexão sobre o masculino e o feminino, fazendo com que as diferenças não se confundam com desigualdades

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo