Henrique pensava que soubesse o que é currículo: “o rol ofi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
A questão trata do conceito de currículo escolar, que vai além do simples conjunto de disciplinas e conteúdos programáticos. Currículo é visto como um campo de produção de significados onde se cruzam conhecimentos, valores, identidades e cultura. Esse enfoque traz uma perspectiva intercultural, que valoriza a diversidade cultural e combate discriminações, incluindo as de gênero.
Nesse contexto, a assertiva correta é a alternativa C, que aborda a escola como um espaço que pode tanto perpetuar a separação e discriminação de gênero quanto se tornar um ambiente de reflexão e questionamento sobre as relações de masculinidade e feminilidade, contribuindo para que diferenças de gênero não impliquem em desigualdades. Esta alternativa está correta porque reconhece o potencial da escola em ser um lugar de aprendizado crítico e transformador, indo de encontro aos princípios de uma educação mais igualitária e humanizadora.
O currículo intercultural sugerido no texto-base apoia a ideia de que as práticas educativas devem ser inclusivas e democráticas, reconhecendo e valorizando as diferenças e combatendo estereótipos e preconceitos. Assim, a escola desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa.
As outras alternativas são incorretas pois não capturam totalmente o papel da escola enquanto espaço de transformação social proposto pelo currículo intercultural. Elas ou minimizam o potencial transformador da educação (A, D e E) ou sugerem uma visão simplista das mudanças proporcionadas pela coeducação (B).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
pode ser o lugar onde se dá o discriminatório “aprendizado da separação” ou, em contrapartida, pode ser uma importante instância de reflexão sobre o masculino e o feminino, fazendo com que as diferenças não se confundam com desigualdades
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo