Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultado...
Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultados.
A utilização do princípio de Pareto pode fornecer ao analista
organizacional subsídios para o desenvolvimento das
atividades mais demandadas pelos cidadãos, as quais são,
geralmente, poucas se se consideram todas as atividades
desenvolvidas pela organização
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, é uma ferramenta da Gestão da Qualidade que diz que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Em um contexto organizacional, isso significa que um pequeno número de atividades pode representar a maior parte da demanda ou dos problemas enfrentados pela empresa ou instituição. Essa abordagem é relevante para a avaliação de resultados, pois orienta os gestores a focarem seus esforços nas áreas que trarão o maior impacto.
Aplicando o Princípio de Pareto na gestão pública, por exemplo, um analista organizacional pode identificar que uma parcela minoritária das atividades realizadas pela organização é responsável pela maioria das solicitações e demandas dos cidadãos. Dessa forma, ao priorizar e melhorar essas atividades-chave, a organização pode alcançar melhorias significativas na qualidade dos serviços prestados ao público.
Portanto, a afirmação está correta, pois o uso do Princípio de Pareto realmente pode fornecer subsídios valiosos para uma organização desenvolver e aprimorar as atividades que são mais demandadas pelos cidadãos, maximizando a eficiência e a eficácia dos serviços prestados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que é Diagrama de Pareto:
Diagrama de Pareto é umaferramenta da qualidade, é umrecurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. É originário dos estudos de um economista italiano chamado Pareto.
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial.
Muitas vezes no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências. Assim, torna-se possível avaliar o efeito acumulado dos itens pesquisados. O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.
Para o Diagrama ser aplicado, é importante seguir seis passos básicos:
Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar; Definir o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados; Em uma tabela, ou folha de verificação, organizar os dados com as categorias do aspecto definido; Fazer os cálculos de frequência e agrupar as categorias que ocorrem com baixa frequência sob a denominação outros, calcular também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado; Traçar o diagrama. Diagrama de Pareto - 80/20O Diagrama de Pareto está intimamente ligado com a Lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20, ou lei 20/80. De acordo com esta lei, 80% das consequências decorrem de 20% das causas. Esta lei foi proposta por Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios, que deu esse nome como homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto. Durante as suas pesquisas, Pareto descobriu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população.
Através desta lei é possível afirmar que:
20% dos clientes são responsáveis por mais de 80% dos lucros de uma determinada empresa; Mais de 80% das descobertas no mundo científico resultam de 20% dos cientistas.O princípio de Pareto é uma técnica que permite selecionar prioridades quando se enfrenta grande número de problemas ou quando é preciso localizar as mais importantes de um grande número de causas.
Dentro de uma coleção de itens, os mais importantes, segundo algum critério de importância, normalmente representam pequena proporção do total.
A análise de Pareto afirma que 20% das causas são responsáveis por 80% dos problemas. Por isso, essa ferramenta também é conhecida como regra 80-20.
Fonte: Ponto dos Concursos ( curso Bacen)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo