Na epidemiologia, a periodicidade com que surgem novos casos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171403 Enfermagem
Na epidemiologia, a periodicidade com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, com novos surtos sobre  a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos é denominada de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Endemia - é caracterizada pelo aumento do número de casos de determinada doença, que vai muito além do esperado e não delimitado a apenas uma região, podendo atingir diversos locais. Alternativa A está errada.

Letalidade - é um indicador que relaciona o número de óbitos por determinada doença e o número de pessoas que foram acometidas por tal doença que constata a gravidade da patologia. Alternativa B está errada.

Incidência - é um indicador que relaciona o número de casos novos de uma doença em um período com o número total de pessoas em risco no começo do mesmo período. Está relacionada à regularidade com que determinada ação acontece ou que seja incidente. Alternativa C está correta.

Morbimortalidade - índice óbitos em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo populacional. Morbimortalidade consiste na relação entre a morbilidade e a mortalidade. Alternativa D está errada.

Prevalência - é um indicador que relaciona o número de pessoas com uma doença em um período com o total de pessoas no mesmo período. É uma “fotografia" sobre a ocorrência de determinada doença. Alternativa E está errada.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

Organização Pan-Americana da Saúde Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Módulo 3: medida das condições de saúde e doença na população / Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde, 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ENDEMIA:

A endemia se dá quando uma doença tem recorrência em uma região, mas sem aumentos significativos no número de casos. Ou seja, o problema se manifesta com frequência e segue um padrão relativamente estável que prevalece. Se houver alta incidência e persistência da doença, pode ainda ser chamada de hiperendêmica.

EX.: A região norte do Brasil é considerada uma região de risco de malária. Por lá essa é uma doença endêmica

LETALIDADE: é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença. Algumas doenças apresentam letalidade nula, como, por exemplo, escabiose; já para outras, a letalidade é igual ou próxima de 100%, como a raiva humana.

MORBIDADE: é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

PREVALÊNCIA: Indica qualidade do que prevalece, implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. É o número total de casos de uma doença, observados num local e período específicos;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo