Prevenção primária, secundária ou terciária, em saúde públic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171405 Enfermagem
Prevenção primária, secundária ou terciária, em saúde pública, tem como objetivo uma ação antecipada para interromper o curso de uma doença ou anular a sua evolução. Assinale a alternativa que apresenta uma medida relacionada à prevenção terciária.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. Inclui promoção da saúde e proteção específica. Como o controle de vetores, uso de preservativos, aconselhamento genético e proteção contra acidentes. Alternativas A, C e E estão erradas.

Prevenção secundária é a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico, no indivíduo ou na população, facilitando o diagnóstico definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longo prazo. Como exemplo temos o aconselhamento genético. Alternativa D está errada.

Prevenção terciária é a ação implementada para reduzir em um indivíduo ou população os prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico, incluindo reabilitação. Aqui está incluso a terapia ocupacional. Alternativa B está correta.


Gabarito do Professor: Letra B


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra B - Terapia ocupacional. A prevenção terciária é uma medida que busca minimizar as consequências de uma doença já instalada, evitando a progressão da doença e reduzindo as complicações e sequelas. A terapia ocupacional é uma intervenção que busca melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas, psicológicas ou sociais, ajudando-as a realizar atividades cotidianas e aumentando sua autonomia e independência. Portanto, é uma medida relacionada à prevenção terciária, já que busca minimizar as consequências de uma doença já instalada. As outras alternativas apresentadas se relacionam com prevenção primária (uso de preservativos e proteção contra acidentes), prevenção secundária (controle de vetores) e aconselhamento genético (medida que pode ser tanto de prevenção primária quanto secundária, dependendo do caso).

Três níveis de prevenção

Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário.

Na prevenção primária, um distúrbio tem o desenvolvimento prevenido.

Os tipos de prevenção primária incluem:

  • Vacinações
  • Aconselhamento para mudar o comportamento de alto risco
  • Às vezes, quimioprevenção

Na prevenção secundária, a doença é detectada e tratada precocemente, muitas vezes antes de os sintomas surgirem, reduzindo assim as consequências sérias.

Os tipos de prevenção secundária incluem:

  • Programas de exames preventivos, tais como mamografia para detectar câncer de mama e absorciometria de raio-X duplo (DXA) para detectar osteoporose.
  • Identificar parceiros sexuais de uma pessoa diagnosticada com uma infecção sexualmente transmissível (rastreamento de contatos) e, se necessário, tratar essas pessoas para minimizar a disseminação da doença.

Na prevenção terciária, procede-se ao controle de uma doença existente, habitualmente crônica, de forma a evitar complicações ou danos futuros.

Os tipos de prevenção terciária incluem:

  • No caso de pessoas com diabetes: Controlar os níveis de glicose no sangue, ter excelente cuidado com a pele, examinar com frequência os pés e praticar atividade física frequentemente para prevenir doenças cardiovasculares
  • No caso de pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral: Tomar aspirina para prevenir a ocorrência de um segundo acidente vascular cerebral
  • Prestar serviços de assistência e de reabilitação para evitar a deterioração e melhorar a qualidade de vida, tais como reabilitação para recuperar-se de lesões, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral
  • Prevenir complicações em pessoas incapacitadas, tais como prevenir a formação de úlceras de decúbito em pessoas acamadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo