Agentes anticolinesterásicos são substâncias capazes de ini...
Esses compostos vêm sendo desenvolvidos e utilizados desde o século XIX. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram empregados como gases de guerra (Tabum e Sarin). Atualmente, são usados como medicamentos (fisostigmina e neostigmina), no controle e no combate a pragas (acaricidas, nematicidas e fungicidas), tanto na agricultura como na pecuária, além de inseticidas de uso domiciliar. Hoje, existe no mercado grande número de compostos cujos princípios ativos são organofosforados e(ou) carbamatos, principais responsáveis pelas intoxicações provocadas por anticolinesterásicos.
Devido ao uso desses produtos, tanto em ambiente de trabalho (atividades relacionadas com agricultura, pecuária, indústria de pesticidas, comércio de produtos agroveterinários, empresas de dedetização etc.) como no domicílio, o acesso a eles é muito fácil, tornando bastante frequente a intoxicação acidental, principalmente em crianças e trabalhadores que lidam diretamente com essas substâncias, além da intoxicação proposital, nas tentativas de autoextermínio.
A. Andrade Filho e C. Romano. Anticolinesterásicos.
In: Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte:
Folium, 2001, p.53 (com adaptações).
Com relação aos agentes anticolinesterásicos e às intoxicações relacionadas a essas substâncias, assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) ERRADA. O quadro clínico da intoxicação aguda por essas substâncias é caracterizado pelo AUMENTO de atividade colinérgica.
b) CORRETA. A reação entre um praguicida organofosforado e o sítio ativo (uma hidroxila de um resíduo de serina) da enzima acetilcolinesterase leva à formação de um complexo estável, fosforilado. Essa enzima complexada, que é inativa, é restaurada de maneira muito lenta em condições normais.
c) ERRADA. Chumbinho é uma designação genérica para diversas substâncias praguicidas da classe dos organoclorados. Chumbinho é a designação apenas para o carbamato ALDICARBE.
d) ERRADA. A avaliação laboratorial das intoxicações por anticolinesterásicos pode ser realizada por meio da aferição da atividade da enzima colinesterase no plasma ou nos eritrócitos. A colinesterase presente nos eritrócitos recebe o nome de colinesterase verdadeira, colinesterase específica, acetilidrolase, colinesterase eritrocitária etc. Pseudocolinesterase ou butirilcolinesterase são denominações para a colinesterase plasmática.
e) ERRADA. O número de óbitos relacionados às intoxicações agudas acidentais por agentes anticolinesterásicos é proporcionalmente (número de óbitos / total de intoxicações nessa circunstância) MENOR que aquele relativo a tentativas de autoextermínio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo