No que se refere às formas de solução dos conflitos trabalh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861820 Direito Processual do Trabalho
No que se refere às formas de solução dos conflitos trabalhistas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, o candidato deve entender as formas de solução de conflitos trabalhistas, que são procedimentos jurídicos usados para resolver disputas entre empregados e empregadores. Vamos analisar cada alternativa e identificar a correta.

Alternativa E - Correta: A heterocomposição ocorre quando o conflito é solucionado através da intervenção de um agente exterior à relação conflituosa original. Isso está correto. Na heterocomposição, um terceiro imparcial, como um juiz ou árbitro, intervém para resolver o conflito. Exemplos disso incluem decisões judiciais e arbitragem.

Alternativa A - Incorreta: A greve pode, sim, ser considerada uma forma de autotutela ou autodefesa, pois é uma ação direta dos trabalhadores para pressionar o empregador a atender suas reivindicações. Ao contrário do que a alternativa sugere, mesmo sendo uma medida coercitiva, ela ainda é uma forma de autotutela.

Alternativa B - Incorreta: A autocomposição é caracterizada por soluções amigáveis entre as partes, como a conciliação e a mediação, mas não inclui arbitragem e jurisdição. A arbitragem e a jurisdição são formas de heterocomposição.

Alternativa C - Incorreta: A afirmação de que o conflito coletivo de trabalho não pode ser resolvido por arbitragem está equivocada. A Constituição Federal, no artigo 114, § 1º, permite a arbitragem para solução de conflitos coletivos, desde que as partes assim acordem.

Alternativa D - Incorreta: A cláusula compromissória de arbitragem em contratos individuais de trabalho pode ser pactuada, mas a legislação não limita isso a remunerações superiores a dois salários-mínimos. A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) permite essa cláusula em contratos com empregados de nível superior e que recebam salário superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

Assim, a alternativa E está correta por definir corretamente a heterocomposição, enquanto as outras alternativas apresentam erros de conceituação ou interpretação da legislação vigente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: E

.

.

.

Análise direito ao ponto:

LETRA A -> Greve é exemplo clássico de autodefesa por parte dos trabalhadores.

.

LETRA B -> Jurisdição é modalidade de heterocomposição.

.

LETRA C -> CLT admite o uso da arbitragem - vide art. 507-A da CLT transcrito no comentário da Letra D.

.

LETRA D -> A cláusula compromissória de arbitragem pode ser fixada por empregado que perceba remuneração superior a 2x o Teto do RGPS, e não 2x o salário-mínimo (vide art. 507-A, da CLT: Nos contratos individuais de trabalho cuja remuneração seja superior a duas vezes o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, poderá ser pactuada cláusula compromissória de arbitragem, desde que por iniciativa do empregado ou mediante a sua concordância expressa, nos termos previstos na Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996)

.

LETRA E -> Correto. É a definição de heterocomposição.

CLT:

Art. 507-A. Nos contratos individuais de trabalho cuja remuneração seja superior a duas vezes o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, poderá ser pactuada cláusula compromissória de arbitragem, desde que por iniciativa do empregado ou mediante a sua concordância expressa, nos termos previstos na Lei n  9.307, de 23 de setembro de 1996.

Lembrando que há o Princípio da Conciliação no Processo do Trabalho. >> A Justiça do Trabalho prefere que as partes resolvam entre si o conflito... Somente quando isso não for possível, a Justiça do Trabalho deverá ser acionada.

  • Importante: Momentos obrigatórios para tentar a conciliação das partes> antes da defesa e antes da sentença. (art. 846 e 850, CLT.)

Sobre a possibilidade de arbitragem em conflitos coletivos de trabalho:

"Em referência aos conflitos trabalhistas coletivos, sua utilização está prevista muito antes do que na própria Lei de Arbitragem de 1996. A Lei de Greve de 1989, Lei nº 7.783, desde então prevê sua utilização. Expressamente, no seu artigo 3º, dispõe que 'frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho'.

(...)

A Lei da Participação nos Lucros e Resultados (Lei nº 10.101 de 2000) também é expressa ao possibilitar às partes o uso da arbitragem no caso de impasse na negociação coletiva"

Fonte: https://www.conjur.com.br/2021-set-04/opiniao-arbitragem-resolvendo-conflitos-relacoes-trabalho

.

.

.

.

.

Resposta correta: letra E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo