Hans Staden veio ao Brasil em busca de riquezas. Fez duas v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861830 História
Hans Staden veio ao Brasil em busca de riquezas. Fez duas viagens entre 1548 e 1549, durante a colonização portuguesa. Na segunda viagem depois de acidentes de percurso na costa brasileira, o alemão, nascido em Homberg, chegou a Bertioga e, convidado pelos portugueses, trabalhou como artilheiro no Forte de São Filipe. Ele foi capturado pelos Tupinambás quando caçava e viveu como prisioneiro desses índios por nove meses. Durante esse período, ele registrou suas experiências que se transformaram em um livro, que foi lançado em 1557 no seu país natal. Esse livro tem, originalmente, um extenso título, que, na edição brasileira, ficou reduzido para 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Relatos de viagem foram importantes fontes de informações sobre o novo mundo na Europa. Com as observações de viajantes sobre a natureza, população e modo de vida das pessoas nas Américas os europeus puderam começar a criar em seu imaginário uma visão do novo mundo enquanto terra de grandes belezas naturais, povos selvagens e recursos ilimitados. Sobre a obra proveniente do relato de Hans Staden buscamos a alternativa que contém corretamente seu título.
A) Obra original cujo título é  "História Verdadeira e Descrição de uma Terra de Selvagens, Nus e Cruéis Comedores de Seres Humanos, Situada no Novo Mundo da América, Desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas Terras de Hessen até os Dois Últimos Anos, Visto que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a Conheceu por Experiência Própria e agora a Traz a Público com essa Impressão" tornou-se  famosa não apenas pelo título resumido, mas também pela riqueza de detalhes sobre a vida dos nativos no novo mundo e acabou por ser um dos mais importantes  relatos de viajantes de sua época referência desde seu tempo até os dias de hoje.
B) Não há obra de referência sobre a História do Brasil com este título.
C) Título contemporâneo editado em 2010 possui grande relevância devido ao seu autor que é indígena e possui longo currículo de pesquisa histórica e produção literária.
D) Título de Daniel Munduruku o mesmo autor de "O Karaiba" publicado em 2004.
E) Mais uma obra contemporânea que aborda a diversidade étnica dos povos indígenas brasileiros.

GABARITO DO PROFESSOR: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hans Staden foi um alemão que fez duas viagens ao Brasil entre 1547 e 1549 como artilheiro mercenário. O seu relato conta sobre os nove meses que passou entre os indígenas.

Hans Staden, que veio ao Brasil à procura de riquezas, registrou suas experiências após retornar à Alemanha em um livro lançado em 1557 (“Duas viagens ao Brasil”).

LETRA A

Duas vezes em meados do século XVI, o mercenário e arcabuzeiro alemão Hans Staden (c.1525 - c.1576) aportou nas costas do recém-descoberto Brasil. A primeira, em 1549, passando por Pernambuco e pela Paraíba, e a segunda, em 1550, quando chegou na ilha de Santa Catarina. Na segunda viagem foi preso pelo governador-geral e em seguida capturado pelos índios tamoios. O jovem Staden viveu para contar o que viu - paisagens virgens, riquezas inexploradas e a prática ritual do canibalismo, do qual por muito pouco não foi vítima. O livro com o seu relato foi publicado em 1557, em Marburgo, Alemanha, ilustrado por xilogravuras anônimas (aqui reproduzidas) baseadas nas suas descrições. Fonte: Site Amazon, 02/02/2022.

Eu sempre lembro do conteúdo que ele escreveu, como um dos principais a antropofagia, aonde os indígenas tupinambás em um ato bem macabro da sua cultura comia aqueles que eram capturados em um "banquete" assado no meio de uma roda após bastante festejo.

GAB-A

livro escrito por Hans Staden foi lançado na Alemanha em 1557 e, atualmente, é conhecido no Brasil como “Duas Viagens ao Brasil”.

ME LEMBRO DELE COMO SE FOSSE ONTEM!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo