Hans Staden veio ao Brasil em busca de riquezas. Fez duas v...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Hans Staden foi um alemão que fez duas viagens ao Brasil entre 1547 e 1549 como artilheiro mercenário. O seu relato conta sobre os nove meses que passou entre os indígenas.
Hans Staden, que veio ao Brasil à procura de riquezas, registrou suas experiências após retornar à Alemanha em um livro lançado em 1557 (“Duas viagens ao Brasil”).
LETRA A
Duas vezes em meados do século XVI, o mercenário e arcabuzeiro alemão Hans Staden (c.1525 - c.1576) aportou nas costas do recém-descoberto Brasil. A primeira, em 1549, passando por Pernambuco e pela Paraíba, e a segunda, em 1550, quando chegou na ilha de Santa Catarina. Na segunda viagem foi preso pelo governador-geral e em seguida capturado pelos índios tamoios. O jovem Staden viveu para contar o que viu - paisagens virgens, riquezas inexploradas e a prática ritual do canibalismo, do qual por muito pouco não foi vítima. O livro com o seu relato foi publicado em 1557, em Marburgo, Alemanha, ilustrado por xilogravuras anônimas (aqui reproduzidas) baseadas nas suas descrições. Fonte: Site Amazon, 02/02/2022.
Eu sempre lembro do conteúdo que ele escreveu, como um dos principais a antropofagia, aonde os indígenas tupinambás em um ato bem macabro da sua cultura comia aqueles que eram capturados em um "banquete" assado no meio de uma roda após bastante festejo.
GAB-A
O livro escrito por Hans Staden foi lançado na Alemanha em 1557 e, atualmente, é conhecido no Brasil como “Duas Viagens ao Brasil”.
ME LEMBRO DELE COMO SE FOSSE ONTEM!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo