Ao discutir os conceitos de gramática, Sírio Possenti (em G...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1052363 Pedagogia
Ao discutir os conceitos de gramática, Sírio Possenti (em Geraldi: 1997) diz: “é [o conceito] mais usual entre os membros de uma comunidade linguística, pelo menos em comunidades como as nossas: o termo língua recobre apenas uma das variedades linguísticas utilizadas efetivamente pela comunidade, a variedade pretensamente utilizada pelas pessoas cultas. É a chamada língua padrão, ou norma culta.” Essas considerações do autor reportam a uma concepção de gramática como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão aborda o conceito de gramática e como ele se relaciona com a ideia de norma culta e a variação linguística. Para resolver essa questão, é necessário compreender que a gramática normativa tradicionalmente estabelece um conjunto de regras que definem o uso "correto" da língua, frequentemente baseando-se na variedade linguística utilizada pelas classes sociais com maior prestígio educacional e econômico, ou seja, a chamada "língua padrão" ou "norma culta".

É importante também reconhecer que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) criticam essa abordagem por promover o preconceito linguístico, ao desconsiderar as variações naturais da língua falada pelos diferentes grupos sociais. Os PCNs defendem uma visão de língua como diversa e dinâmica, enfatizando a importância de se reconhecer e valorizar as diferentes formas de expressão linguística presentes na sociedade.

A alternativa D é a correta porque apresenta a gramática como um "conjunto de regras a serem seguidas, que considera erradas as outras formas de falar ou escrever". Essa concepção é criticada por promover uma visão exclusiva e preconceituosa da língua, que não leva em conta a sua natural diversidade. A alternativa também menciona que essa abordagem recebe "duras críticas nos PCNs", o que está alinhado com a posição dos PCNs contra o preconceito linguístico e a favor do reconhecimento da variação linguística como um fenômeno natural e valioso.

As outras alternativas não são corretas porque ou não refletem adequadamente a crítica dos PCNs à gramática normativa, ou não abordam a questão do preconceito linguístico e cultural que é inerente à concepção tradicional de gramática.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Por ser um sistema complexo e passível de diversas concepções, a Gramática apresenta abordagens diversas, sendo dividida, então, em tipos distintos:

Gramática Normativa: Bastante utilizada em sala de aula e para diversos fins didáticos, a Gramática Normativa busca a padronização da língua, indicando através de suas regras como devemos falar e escrever corretamente. Aqui a abordagem privilegia a prescrição de regras que devem ser seguidas, desconsiderando os fatores sociais, culturais e históricos aos quais estão sujeitos os falantes da língua.

Gramática Descritiva: A Gramática Descritiva analisa um conjunto de regras que são seguidas, considerando as variações linguísticas da língua ao investigar seus fatos, extrapolando os conceitos que definem o que é certo e errado em nosso sistema linguístico.

Gramática Histórica: Investiga a origem e a evolução de uma língua, representando os estudos diacrônicos.

Gramática Comparativa: Estabelece comparação da língua com outras línguas de uma mesma família. No caso de nossa língua portuguesa, as análises comparativas são feitas com as línguas românicas.

Fonte: Internet

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo