Para Marcassa (2004, p. 173), “quando nos referimos ao corpo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2404524 Educação Física

Para Marcassa (2004, p. 173), “quando nos referimos ao corpo e às práticas corporais, estamos falando de uma linguagem muda, porém carregada de sons, imagens, palavras, cores, odores, sensações, percepções, valores, conhecimentos, sentidos e significados. Estamos pensando um tipo de gramática que emana do corpo, uma narrativa composta de movimentos, gestos, posturas e expressões não verbais que, articuladas e sequenciadas, configuram o que podemos chamar de linguagem corporal, intimamente vinculada ao corpo e às suas possibilidades de comunicação (MARCASSA, 2004, p. 173). Nesse sentido, Ayoub (2003, p. 95) acrescenta que a Ginástica Geral na escola pode ser um “(...) importante momento avaliativo em que os alunos sintetizam e organizam as suas experiências e reflexões acerca da Ginástica Geral, de forma criativa e com liberdade de expressão, apresentando-as para apreciação de seus pares e do professor (...)”.


AYOUSB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2003.


MARCASSA, Luciana. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Revista Pensar a Prática, Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v. 7, n. 2, p. 171- 186, jul./dez. 2004.


Baseado em Marcassa (2004), assinale a opção que não se relaciona com o momento “revelação e reconstrução das narrativas corporais” durante a prática de Ginática Geral:

Alternativas