Julgue os itens a seguir, relativos à avaliação de resultado...
Entre as dimensões clássicas de análise contempladas no diagrama de causa e efeito inclui-se a medida.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo.
O tema da questão gira em torno do Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, uma ferramenta de qualidade utilizada para identificar, explorar e visualizar as possíveis causas de um problema específico, para assim chegar às raízes desse problema. Essa ferramenta é baseada na ideia de que há diversas dimensões que podem influenciar um efeito ou resultado, sendo necessário analisá-las para entender as causas dos problemas.
Entre as dimensões clássicas de análise no diagrama estão:
- Mão de obra (quem está envolvido no processo);
- Método (como o processo é realizado);
- Máquinas (equipamentos e tecnologia utilizados);
- Matéria-prima (materiais e insumos);
- Medida (unidades de medida e critérios de avaliação);
- Meio ambiente (condições do local e contexto onde o processo ocorre).
Essas dimensões são conhecidas como os 6 Ms do Ishikawa, embora algumas versões possam incluir ou excluir certos elementos. O item da questão aponta medida como uma dessas dimensões, o que está correto. Medidas são critérios ou unidades de avaliação que podem afetar o resultado final de um processo. Por exemplo, se estivermos analisando um problema de qualidade em uma peça produzida, a precisão das medidas usadas no processo de fabricação pode ser uma causa potencial para defeitos.
Portanto, ao entender que a dimensão medida está corretamente incluída no diagrama de Ishikawa, confirmamos que a alternativa C - certo é a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Ele (o diagrama causa e efeito) é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras categorias de causas. As causas principais podem ser agrupadas sob seis categorias conhecidas como os "6 M": Método, Mão-de-obra, Material, Meio Ambiente, Medida e Máquina. Nas áreas administrativas talvez seja mais apropriado usar os "4P": Políticas, Procedimentos, Pessoal e Planta (arranjo físico). Estas categorias são apenas sugestões, é possível utilizar outras que ressalte ou auxilie as pessoas a pensar criativamente."
http://www.portaladm.adm.br/fg/fg11.htm
No no PMBOK, 4a edição, página 176, o diagrama de Ishikawa tem a dimensão "Measurement" nas causas potenciais, são elas:
- Time
- Machine
- Method
- Material
- Energy
- Measurement
- Personnel
- Environment
O Diagrama de Ishikawa, é umaferramenta gráficautilizada pelaAdministração para o gerenciamento e oControle da Qualidadeem diversos processos, e também é conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M". O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.
Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.Geralmente, esses diagramas são feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, é feita uma lista das possíveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.
- Mão de o;bra
- Métodos;
- Máquinas;
- Materiais;
- Medidas ;
- Meio Ambiente.
Fonte: Ponto dos Concursos
Causa e Efeito = diagrama de ishikawa = medida
ESPINHA DE PEIXE. RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO
(DAS CAUSAS PARA OS EFEITOS; DOS SINTOMAS PARA OS PROBLEMAS).
CAUSAS:
- MATERIAIS: A matéria prima utilizada no trabalho pode ser a causa do PROBLEMA.
- MÉTODOS: O método utilizado para executar o trabalho ou o procedimento pode ser a causa do PROBLEMA.
- MÃO DE OBRA: A pressa, a imprudência ou mesmo a falta de qualificação pode ser a causa do PROBLEMA.
- MÁQUINAS: A manutenção regular e periódica do maquinário pode ser a causa do PROBLEMA.
- MEIO AMBIENTE: Poluição, calor, poeira, falta de espaço pode ser a causa do PROBLEMA.
- MEDIDAS: Qualquer decisão tomada anteriormente pode ser a causa do PROBLEMA.
GABARITO CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo