Em uma atividade na sala de aula, os alunos analisaram o seg...
Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural, como resultado da intensificação das relações econômicas de caráter capitalista, significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano. As autoridades brasileiras colaboravam na constituição de bolsões de ordem e de saúde, onde as burguesias nacional e internacional poderiam circular e aplicar com segurança cálculo e previsibilidade. (SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 82) Considerando-se o contexto no qual se desenrolaram os movimentos populares referidos, os alunos devem corretamente compreender que, no Brasil republicano do início do século XX,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise do Fragmento Textual: O trecho apresentado destaca a politica saneadora do Brasil no início do século XX, aplaudida internacionalmente, que incluía a repressão a movimentos populares como Canudos e o Contestado. Esses movimentos, em contextos rurais, eram comparáveis à Revolta da Vacina em centros urbanos, todos em resposta às mudanças econômicas de natureza capitalista. As autoridades brasileiras visavam estabelecer "bolsões de ordem e de saúde" para garantir um ambiente seguro e previsível para a burguesia nacional e internacional.
Gabarito da Questão: Alternativa correta é a letra B.
Comentário sobre a Alternativa Correta: A alternativa B indica que as rebeliões populares da época contrárias às iniciativas modernizantes e higienistas do governo tinham como uma de suas principais causas a falta de conhecimento das massas pauperizadas. Os movimentos mencionados no fragmento refletem a resistência diante das imposições que atendiam aos interesses das elites econômicas e políticas, sem considerar as necessidades e a cultura dos grupos mais desfavorecidos da sociedade.
Observação: As demais alternativas não capturam corretamente o espírito dos movimentos mencionados ou a posição das autoridades da época, seja por sugerir uma resistência messiânica contra a discriminação (alternativa A), por propor uma tentativa de conciliação entre grupos sociais, cultura e meio ambiente (alternativa C), ou por sugerir que as crises eram acompanhadas de avanços científicos e tecnológicos que beneficiavam a sociedade como um todo (alternativa D).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito errado ao meu ver alternativa correta é a B.
Só pra constar, a letra B NÃO TEM nada de errado, naquela época a população era sim muito ignorante, é só pesquisar o nível de escolaridade e o porquê de não querer se vacinarem,.
O povo nessa época era tão ignorante que achava que a vacina iria te matar!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo