A respeito do Provimento Geral da Corregedoria, julgue o ite...
Nos processos que corram em segredo de justiça, o exame dos autos, assim como a carga, somente poderá ser feito por advogado com procuração nos autos.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 189. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos:
§ 1º O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito às partes e aos seus procuradores.
§ 2º O terceiro que demonstrar interesse jurídico pode requerer ao juiz certidão do dispositivo da sentença, bem como de inventário e de partilha resultantes de divórcio ou separação.
A afirmação está errada.
Nos processos que correm em segredo de justiça, o exame dos autos e a carga (retirada dos autos para análise) são restritos às partes e seus advogados com procuração nos autos. Porém, o advogado, mesmo sem procuração, pode ter acesso ao conteúdo dos autos e realizar o exame, mas não pode retirar os autos do cartório (não pode fazer carga). Apenas os advogados com procuração nos autos têm o direito de realizar a carga.
resposta sob o contexto a época ( processo físicos)
em tempos de processo eletronico chega a ser vergonhoso cobrar isso
Nos processos que corram em segredo de justiça, o exame dos autos (O EXAME PODE SER FEITO POR QUALQUER ADVOGADO, MESMO SEM PROCURAÇÃO), assim como a carga, somente poderá ser feito por advogado com procuração nos autos.
A afirmativa não estaria correta, considerando o disposto no art. 107, inciso I, do CPC?
Art. 107. O advogado tem direito a:
I - examinar, em cartório de fórum e secretaria de tribunal, mesmo sem procuração, autos de qualquer processo, independentemente da fase de tramitação, assegurados a obtenção de cópias e o registro de anotações, salvo na hipótese de segredo de justiça, nas quais apenas o advogado constituído terá acesso aos autos;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo