Em UML, um atributo típico requer duas operações padrões:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q264140 Engenharia de Software
Em UML, um atributo típico requer duas operações padrões:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - Obter (get) e especificar (set).

A questão aborda o conceito de encapsulamento em UML (Unified Modeling Language) e, por extensão, em programação orientada a objetos. O encapsulamento é uma das principais características da orientação a objetos, visando proteger os dados (ou estado) de um objeto e garantir que somente operações definidas possam alterar esses dados.

Em UML, e em muitas linguagens de programação, um atributo privado é acessado e modificado por meio de dois tipos de métodos: os métodos acessores e os métodos modificadores. Os métodos acessores são conhecidos como "getters", e eles permitem ler o valor de um atributo. Já os métodos modificadores são conhecidos como "setters", e eles permitem definir ou alterar o valor de um atributo.

A alternativa correta, C - Obter (get) e especificar (set), reflete essas operações padrão. O método "get", correspondente a "obter" na tradução, é utilizado para acessar (ou "obter") o valor de um atributo, sem permitir a alteração direta deste. O método "set", correspondente a "especificar" ou "definir" na tradução, é utilizado para modificar (ou "especificar") o valor de um atributo, seguindo as regras de negócio ou restrições de integridade definidas para o objeto.

Esses métodos são essenciais para a manutenção da integridade dos dados e da abstração em um sistema de software, pois evitam que os atributos de um objeto sejam manipulados diretamente, sem passar pelas regras de negócio implementadas nos métodos "setters". O uso dos métodos "get" e "set" também contribui para a flexibilidade e manutenabilidade do código, pois mudanças nas regras de negócio podem ser implementadas nos "setters" sem afetar diretamente os consumidores dos atributos.

Compreender essas operações e sua aplicação é fundamental para qualquer profissional que deseje modelar sistemas utilizando a UML e trabalhar com programação orientada a objetos de forma eficiente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Realmente um atributo é comumente manipulado atraves das operações get e set, mas essa afirmação está melhor descrita para encapsulamento na orientação a objetos e não UML.
Podemos afirmar que o desenvolvimento da UML foi baseado em técnicas da orientação a objetos. Logo, a questão fala em atributo, o racícionio é pensar em diagrama de classes e consequentemente na classe. A forma utilizada em OO para definir valores em um atributo e de recuperar esse mesmo valor é através dos métodos get e set. Alternativa C. 



http://pt.wikipedia.org/wiki/UML

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo