Tratados, contratos, convênios e outros acordos em que a Ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243463 Arquivologia
Tratados, contratos, convênios e outros acordos em que a Justiça Federal é parte são considerados, segundo o Conselho da Justiça Federal (Resolução nº 23, de 19 de setembro de 2008, que estabelece a consolidação normativa do Programa de Gestão Documental da Justiça Federal de 1º e 2º Graus), documentos de guarda permanente. Tais espécies integram a categoria dos atos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - de ajuste

Os tratados, contratos, convênios e outros acordos em que a Justiça Federal é parte são considerados documentos de guarda permanente, conforme estabelecido pela Resolução nº 23 do Conselho da Justiça Federal. Esses documentos integram a categoria dos atos de ajuste.

Para resolver essa questão, é necessário compreender as diferentes categorias de atos e documentos dentro do contexto da gestão documental. Vamos analisar a justificativa para a alternativa correta e as incorretas.

Alternativa E - de ajuste (correta): Este termo refere-se a documentos que formalizam acordos, ajustes ou compromissos entre partes, como tratados, contratos e convênios. Esses documentos são essenciais para formalizar a relação jurídica e administrativa entre as partes envolvidas e, por isso, são categorizados como documentos de guarda permanente.

Alternativas incorretas:

A - normativos: Os atos normativos são aqueles que estabelecem normas, regras ou procedimentos a serem seguidos, como leis, decretos e regulamentos. Embora importantes, eles não se enquadram na categoria de ajustes, pois não formalizam acordos entre partes.

B - enunciativos: Atos enunciativos são aqueles que declaram ou certificam uma situação, como certidões e atestados. Eles não têm a função de formalizar acordos ou ajustes, mas sim de enunciar uma determinada condição ou fato.

C - de assentamento: Documentos de assentamento são aqueles que registram informações permanentes sobre indivíduos ou entidades, como registros de nascimento ou matrículas. Embora importantes para a gestão documental, eles não se relacionam com a formalização de acordos.

D - de correspondência: Correspondências são comunicações escritas entre partes, como cartas e e-mails. Embora possam ser relevantes para a documentação administrativa, elas não têm a função de formalizar ajustes ou acordos entre partes.

Portanto, a alternativa correta para a questão é E - de ajuste, pois esta categoria engloba os tratados, contratos, convênios e outros acordos em que a Justiça Federal é parte.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Opção: E

Os Tratados, contratos, convênios e outros acordos, são espécies que integram a categoria dos atos de Ajuste.
atos de ajuste: são representados por acordos em que a administração publica é parte. Ex: tratado, convênio, contrato ... 

Fonte:  http://apostilas.netsaber.com.br/apostilas/915.pdf página 4.
Gabarito: Letra "E".
De acordo com a PN 05 de 2002, pág.04, os Documentos podem ser classificados quanto à espécie como:
Atos Normativos, Enunciativos, de Assentamento, Comprobatórios, de Correspondência e de Ajuste, sendo estes últimos definidos como " ACORDOS em que a Administração Pública Federal, Estadual e Municipal é parte. Ex.: tratado, convênio, contrato, termos (transação, ajuste etc.)".
Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/media/portaria_normativa_n_5__2002_slti1.pdf

"Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas." (Sun Tzu - A Arte da Guerra)
Segundo Bellotto, os atos de ajuste são documentos pactuais, representados por acordos de vontade em que, no caso da documentação pública, pelo menos uma das partes é a administração, seja federal, estadual ou municipal. São os tratados, convênios, contratos, ajustes, termos.

Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Editora FGV, 2005. Pág 49

a) normativos: os que se enquadram como manifestações de vontade de autoridades supremas e que devem obrigatoriamente ser acatados pelos subordinados. Emanam do Poder Legislativo, Executivo ou de autoridades administrativas com poder de decisão. Exemplo: lei, decreto, instrução normativa, estatuto, ordem de serviço, regimento, decisão, regulamento, acórdão, resolução e despacho decisório. (Resposta errada)

b) enunciativos: esclarecem questões contidas em outros documentos, cujo conteúdo vai fundamentar uma resolução: pareceres, informações, relatórios, votos e despachos interlocutórios(Resposta errada)

c) de assentamento: os configurados por registros oficialmente escritos sobre fatos ou ocorrências, tais como: ata, termo, apostila, auto de infração etc. (Resposta errada)

d) de correspondência: são os que, em geral, derivam dos atos normativos, determinando-lhes a execução em âmbito mais restrito de jurisdição: alvará, intimação, circular, exposição de motivos, aviso, edital, portaria e memorando(Resposta errada)

e) de ajuste: são documentos pactuais, representados por acordos de vontade entre duas ou mais partes. Podem ser: tratado, ajuste, convênio, termo, contrato e pacto(Resposta certa)

 

BELLOTTO, HELOÍSA LIBERALLI COMO FAZER ANÁLISE DIPLOMÁTICA E ANÁLISE TIPOLÓGICA DE DOCUMENTO DE ARQUIVO / HELOÍSA LIBERALLI BELLOTTO. - SÃO PAULO : ARQUIVO DO ESTADO, IMPRENSA OFICIAL, 2002, pags 28 e 29.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo