Assinale a opção em que há erro na indicação da classe gram...
Qual o profissional que o mercado de trabalho atual procura?
O mercado de trabalho está exigente e busca, cada vez mais, profissionais qualificados e diferenciados com extenso conhecimento técnico. Nesse cenário, faltam candidatos preparados para ocupar as vagas disponíveis, mesmo sobrando pessoas à procura de emprego.
A taxa de desemprego total da população economicamente ativa da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) ficou em 6,5%, em março. No período, estima-se que 124 mil pessoas estivessem nessa situação. O resultado da baixa taxa é um menor número de trabalhadores qualificados disponíveis no mercado. “Pessoas com conhecimento técnico e prontas para assumir as vagas em aberto são a maior carência do mercado de trabalho atual”, observa a diretora de Desenvolvimento Humano da ABRH-RS, Maria da Graça Costi.
Ela completa que o mercado exige que o profissional esteja aberto ao aprendizado, seja rápido e se adapte facilmente ao ambiente onde vai trabalhar. “É preciso também ter visão sistêmica, uma amplitude perceptiva. Saber enxergar os problemas do ambiente, mesmo estando dentro dele”, destaca.
Outro fator que está aumentando o déficit é a relação desigual entre a chamada Geração Y e o mercado de trabalho. Os jovens são muito ágeis e aprendem tudo rapidamente. Porém, algumas empresas acabam perdendo esses funcionários por não oferecerem material para trabalho no ritmo em que eles procuram. Os jovens desejam ser constantemente desafiados e querem novidades a todo instante.
Ainda, há mudanças no método de seleção. Apesar de o modo convencional ser o mais utilizado, as redes sociais funcionam como complemento na hora de contratar um funcionário. Os perfis pessoais na internet trazem informações adicionais e mostram mais a personalidade do candidato, levando o contratante a melhor estudar o perfil do profissional e avaliar se ele se encaixa nos requisitos exigidos pelo cargo.
Informações do site PQN
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que pede a identificação de um erro na indicação da classe gramatical de uma palavra destacada. Para resolver essa questão, é necessário ter um bom entendimento sobre morfologia, ou seja, sobre as classes de palavras na língua portuguesa.
A alternativa C é a correta, pois contém um erro na classificação gramatical. Vejamos por quê:
C - “...seja rápido e se adapte facilmente ao ambiente onde vai trabalhar.” - Advérbio de lugar;
Nessa alternativa, a palavra "onde" foi classificada como advérbio de lugar. Contudo, "onde" é um pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva, indicando lugar. Ele não é um advérbio de lugar. Portanto, a classificação apresentada na alternativa está incorreta.
Agora, vamos analisar as demais alternativas para entender por que elas estão corretas:
A - “... , mesmo sobrando pessoas à procura de emprego.” - Substantivo;
A palavra "procura" é de fato um substantivo. Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, sentimentos, etc. Aqui, "procura" nomeia a ação de buscar emprego.
B - “Pessoas com conhecimento técnico e prontas para assumir as vagas em aberto são a maior carência do mercado de trabalho atual” - Adjetivo;
"Técnico" está corretamente classificado como adjetivo, pois adjetivos qualificam os substantivos. Neste caso, "técnico" qualifica "conhecimento".
D - “Outro fator que está aumentando o déficit é a relação desigual entre a chamada Geração Y e o mercado de trabalho.” - Pronome relativo;
Na alternativa D, "que" é corretamente classificado como um pronome relativo. Pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas e referem-se a um antecedente.
E - “...levando o contratante a melhor estudar o perfil do profissional e avaliar se ele se encaixa nos requisitos exigidos pelo cargo.” - Conjunção condicional;
A palavra "se" aqui está classificada erroneamente como conjunção condicional. Na verdade, "se" é uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva. Este pequeno deslize não afeta o fato de a alternativa C ser a única claramente errada.
Com essas análises, podemos afirmar com certeza que a alternativa C é a correta por conter a classificação errada da palavra "onde".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Penso que a opção E também está incorreta. Nesse caso, "se" é conjunção integrante. Observem que não é possível a substituição por "caso".
C) errada, pois ONDE é um pronome relativo indicando lugar.
Concordo que "se" seja conjunção integrante...
Vejam que podemos substituir "se" e toda a frase por "isto"
e) “...levando o contratante a melhor estudar o perfil do profissional e avaliar ISTO (se ele se encaixa nos requisitos exigidos pelo cargo).”
Vi que muita gente marcou a letra A, então acho que a explicação mais simples é esta:
a) “... , mesmo sobrando pessoas à procura de emprego.” - Substantivo; (Esta errado pois se possui crase é porque houve a união de uma preposição + artigo, e antes de artigo SEMPRE sera substantivo e NÃO VERBO. Artigo não antecede verbo.)
Qualquer erro comentem por favor !
Questão muito boa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo