De acordo com as regras de concordância verbal do padrão esc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FGV Órgão: PC-AP Prova: FGV - 2010 - PC-AP - Delegado de Polícia |
Q66241 Português
De acordo com as regras de concordância verbal do padrão escrito culto, assinale a alternativa incorreta
.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise da Concordância Verbal nas Alternativas:

a) A expressão "A maioria dos brasileiros" pode levar a uma concordância tanto no singular quanto no plural. Portanto, "A maioria dos brasileiros já viveu" ou "A maioria dos brasileiros já viveram" são formas aceitáveis.

b) A locução verbal "devem haver" está incorreta, pois o verbo auxiliar "dever" deve concordar com o verbo principal "haver", que, quando significa "existir", é impessoal (não tem sujeito) e, por isso, deve ficar no singular: "deve haver".

c) Quando se usa "trata-se de", o verbo "tratar" está na forma pronominal e exige o uso do se como índice de indeterminação do sujeito, ficando assim no singular: "trata-se de questões".

d) O verbo "fazer", indicando tempo decorrido, é impessoal e deve ser usado no singular: "Faz séculos".

e) O verbo "existir" é pessoal e deve concordar em número e pessoa com o sujeito da oração: "Sempre existirão pessoas".

O gabarito correto é a alternativa B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

QUESTÃO MALDOSA DEMAIS !!!

 a) A maioria dos brasileiros já viveram situações violentas no cotidiano. VERDADEIRO, admite-se no caso de termos "a maioria de..." uma dupla concordância esse mesmo trecho também estaria correto transcrito da seguinte maneira "A maioria dos brasileiros já viveu situações violentas no cotidiano." - Esse é o problema de muitos de nós que costumamos estudar português por apenas um material e ele não é tão completo como esperamos.

b) Sem dúvida, devem haver formas de combater pacificamente a violência. FALSO, o verbo haver está correto, está no singular 3ª pessoa, mas note que existe uma locução verbal e não apenas o verbo haver, toda a locução deve ficar no singular 3ª pessoa.

c) No artigo em análise, trata-se de questões referentes à origem histórica da violência. VERDADEIRO, o verbo tratar nesse contexto é transitivo indireto e com a ajuda da particula "se" que está exercendo a função de Indice de Indeterminação do Sujeito o verbo deve ficar no singular mesmo;

d) Faz séculos que se verificam situações de opressão na sociedade brasileira. VERDADEIRO, o verbo fazer com ideia de tempo passado ou tempo meteriologico deve ficar na impessoalidade;

e) Sempre existirão pessoas dispostas a resistir ao comodismo. VERDADEIRO, o verbo "existir" não é impessoal, mas sim o "haver" no sentido de "existir", por essa razão o verbo "existir" em qualquer contexto deve concordar com os termos adequadamente

 

 

ALTERNATIVA B

Questão clássica de concordância. Embora pareça ser fácil, muitos candidatos na hora de resolver, deixa passar despercebido.

O verbo HAVER no sentido de exister, ele fica invariável (Impessoal).

Ex.: Existem deslizes típicos de quem não conhece as características do verbo haver. Quando se diz “Há muitas pessoas na
sala”, conjuga-se o verbo haver na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

Note que não foi feita a concordância do verbo haver com a palavra pessoas. Não se poderia dizer “Hão pessoas”.
O verbo haver, quando usado com o sentido de existir, fica no singular. Se fosse usado o verbo existir, este sim iria para
o plural: “Existem muitas pessoas na sala” .
 

bons estudos

Questão que você matava de boa se soubesse a regra:

O verbo impessoal HAVER transfere sua impessoalidade para o verbo auxiliar quando ocorre uma locução verbal.

O verbo haver no sentido de existir é impessoal, sendo assim não varia.
A locução deve haver, é composta de: verbo principal = haver auxiliar = deveComo o nome diz, principal, é ele quem manda. Assim, se ele não se flexiona o auxiliar também não muda.
Logo, 
b) Sem dúvida, deve haver formas de combater pacificamente a violência

Não concordo com o gabarito divulgado pela banca, haja vista que na alternativa B, o verbo(devem) está concordando com o substantivo (formas), não havendo assim transgressão no tocante as regras da concordância verbal.  Concordaria se o gabarito da questão fosse a Letra A, pois o sujeito da oração é a maioria ( 3ª do singular) está concordando de forma errada com o verbo ( viveram-3ª pessoa do plural)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo