Considerando os aspectos estilísticos e estruturais do texto...
Texto 15A2-I
Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos. O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil, produzido pelo Banco Mundial, já apontava em 2004 a maior difusão do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual.
Ribeiro (2008), em análise acerca do acesso ao sistema judiciário no Brasil, destaca o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão encarregado de desenvolver ações que visem à redução da morosidade processual e à simplificação dos procedimentos judiciais. A autora destaca dentre os projetos desenvolvidos pelo CNJ a ênfase nos procedimentos alternativos de justiça, entre os quais figura o instituto da conciliação.
Em mesmo sentido, Veronese (2007) realizou análise da evolução de experiências alternativas de resolução de conflitos, descrevendo os projetos e as questões políticas implicadas nesse fenômeno. Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social” (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil. Um exemplo citado por ele diz respeito à realização do Dia Nacional da Conciliação, evento promovido pelo CNJ com o intuito de difundir nos tribunais a cultura da realização de acordos entre os litigantes com vistas a extinguir demandas judiciárias.
Renato Máximo Sátiro e Marcos de Moraes Sousa. Determinantes quantitativos do desempenho judicial: fatores associados à produtividade dos tribunais de justiça. In: Revista Direito GV, v. 7, n.º 1, 2021, p. 8-9 (com adaptações).
Considerando os aspectos estilísticos e estruturais do texto 15A2- I, julgue o item que se segue.
A alta ocorrência de substantivos deverbais no texto é
característica do gênero textual artigo científico.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Um substantivo deverbal é aquele derivado de verbo (crer > crença; necessitar > necessidade etc.) e o texto apresenta diversos deles: solução, diminuição, respeito, conciliação... Além disso, o texto trata-se de um artigo científico, pois é uma publicação que mostra os resultados de um estudo que apresentou os determinantes quantitativos do desempenho do judiciário no Brasil.
Gabarito: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os nomes deverbais são as palavras que exprimem a ação relacionada com um dado verbo e que derivam dele. Por exemplo, o nome deverbal filmagem significa a ação de filmar. É possível que para o mesmo verbo existam vários nomes deverbais, como no caso de abalar, que tem como associados os nomes deverbais abalamento, abaladura, abaladela, abalada e abalo. Embora existam diferenças entre estas formas, todas elas podem ter o sentido de ação de abalar. A ordem por que as formas são apresentadas neste dicionário não implica que umas sejam mais corretas ou mais usadas que outras.
SERTÃO!!!
Ilustro abaixo alguns verbos que, no texto original, foram transformados em substantivos deverbais nos 1o e 2o parágrafos, característica de textos científicos:
"Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição (substantivo deverbalizado de diminuir) da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução (resolver) alternativa de conflitos. O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil, produzido pelo Banco Mundial, já apontava em 2004 a maior difusão (difundir) do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição (diminuir) das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual.
Ribeiro (2008), em análise acerca do acesso ao sistema judiciário no Brasil, destaca o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão encarregado de desenvolver ações que visem à redução (reduzir) da morosidade processual e à simplificação (simplificar) dos procedimentos judiciais. A autora destaca dentre os projetos desenvolvidos pelo CNJ a ênfase (enfatizar) nos procedimentos alternativos de justiça, entre os quais figura o instituto da conciliação (conciliar)."
gabarito: CERTO
também conhecido como nominalização ?
Os substantivos deverbais são substantivos que derivam de verbos, ou seja, são palavras que foram criadas a partir da transformação de um verbo em um substantivo. Esses substantivos mantêm a mesma raiz do verbo original, mas apresentam uma mudança na classe gramatical.
Por exemplo, o verbo "correr" pode dar origem a diversos substantivos deverbais, como "corrida", "corredor", "corretor", "correlação", entre outros. Esses substantivos indicam uma ação, um resultado ou uma pessoa relacionada ao verbo original.
Os substantivos deverbais podem ser formados por meio de diferentes processos de derivação, como a adição de sufixos específicos (como o sufixo "-ção" em "correlação"), a alteração da vogal temática (como em "pintor", que deriva de "pintar") ou a utilização do verbo como raiz para a criação de uma nova palavra (como em "amor", que deriva do verbo "amar").
Em resumo, os substantivos deverbais são substantivos que derivam de verbos e mantêm a mesma raiz, mas apresentam uma mudança na classe gramatical e indicam uma ação, um resultado ou uma pessoa relacionada ao verbo original.
Fonte: ChatGpt
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo