Julgue o item subsequente. Se o passivo que não seja passivo...
Julgue o item subsequente.
Se o passivo que não seja passivo financeiro foi incorrido
ou assumido em troca de contraprestação, sendo
mensurado a valor presente, o cumprimento da totalidade
ou parte do passivo dá origem à receita mensurada ao
valor da contraprestação recebida pela parte cumprida. A
diferença entre essa receita e as despesas incorridas no
cumprimento da obrigação é a margem resultante do
cumprimento.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (15)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
6.29 Similarmente, se o passivo que não seja passivo financeiro foi incorrido ou assumido em troca de contraprestação e é mensurado ao custo histórico, o cumprimento da totalidade ou parte do passivo dá origem à receita mensurada ao valor da contraprestação recebida pela parte cumprida. A diferença entre essa receita e as despesas incorridas no cumprimento da obrigação é a margem resultante do cumprimento.
Gabarito "Errado"
Que questão suja, irmão. hahah
Errada.
Quando um passivo não financeiro é assumido em troca de uma contraprestação e é mensurado ao custo histórico, o cumprimento desse passivo não resulta em receita.
O custo histórico é o valor original do passivo quando foi assumido, e não muda com o tempo. Portanto, ao cumprir o passivo, não há receita gerada com base no valor da contraprestação recebida pela parte do passivo que foi cumprida.
A diferença entre a receita (que neste caso não existe) e as despesas incorridas para cumprir a obrigação não seria a margem resultante do cumprimento, pois não há receita gerada.
não sei se vai ajudar mas, é basicamente assim:
Quando você tem uma dívida (um “passivo”) que não é financeira e é medida pelo custo histórico, o pagamento dessa dívida não gera receita. --> O custo histórico é o valor original da dívida quando foi assumida, e esse valor não muda com o tempo.
Por exemplo, se você tem uma dívida (um “passivo”) que prometeu fazer um trabalho para alguém, e você fez esse trabalho (ou seja, cumpriu o passivo), você não está vendendo nada novo ou recebendo dinheiro adicional. Você está simplesmente cumprindo uma obrigação que já tinha. Portanto, não há “receita” sendo gerada neste caso, pois mesmo que você pague parte ou toda a dívida, isso não é considerado como receita. E a diferença entre qualquer receita (que neste caso não existe) e as despesas que você teve para pagar a dívida não seria considerada uma “margem” (lucro).
A “receita” em contabilidade geralmente se refere ao dinheiro que uma empresa recebe de suas atividades comerciais, como a venda de bens e serviços. No caso de um passivo não financeiro mensurado ao custo histórico, não há “venda” ou “troca” ocorrendo quando o passivo é cumprido ou pago.
A princípio pensei não ter entendido, voltei ao começo e tive certeza.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo