A respeito das relações de concordância e de regência no tex...
Texto 15A2-I
Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos. O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil, produzido pelo Banco Mundial, já apontava em 2004 a maior difusão do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual.
Ribeiro (2008), em análise acerca do acesso ao sistema judiciário no Brasil, destaca o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão encarregado de desenvolver ações que visem à redução da morosidade processual e à simplificação dos procedimentos judiciais. A autora destaca dentre os projetos desenvolvidos pelo CNJ a ênfase nos procedimentos alternativos de justiça, entre os quais figura o instituto da conciliação.
Em mesmo sentido, Veronese (2007) realizou análise da evolução de experiências alternativas de resolução de conflitos, descrevendo os projetos e as questões políticas implicadas nesse fenômeno. Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social” (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil. Um exemplo citado por ele diz respeito à realização do Dia Nacional da Conciliação, evento promovido pelo CNJ com o intuito de difundir nos tribunais a cultura da realização de acordos entre os litigantes com vistas a extinguir demandas judiciárias.
Renato Máximo Sátiro e Marcos de Moraes Sousa. Determinantes quantitativos do desempenho judicial: fatores associados à produtividade dos tribunais de justiça. In: Revista Direito GV, v. 7, n.º 1, 2021, p. 8-9 (com adaptações).
A respeito das relações de concordância e de regência no texto 15A2-I, julgue o item a seguir.
No início do primeiro parágrafo, a substituição de
“apontados” por apontado comprometeria a correção
gramatical do texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos.
Na expressão “um dos…" a concordância pode ser com o numeral ou com a expressão determinante. Ou seja, pode concordar com “um" no singular ou com “dos fatores" no plural.
Ou seja, não há problema a alteração pela forma no singular “apontado".
Gabarito: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"um dos fatores apontados frequentemente como possível solução..."
Sujeito partitivo, sendo possível a concordância com o núcleo "fatores" no plural ou com a expressão partitiva "um" no singular.
CEBRASPE adora cobrar sujeito partitivo, atentem-se!
No início do primeiro parágrafo, a substituição de "apontados" por "apontado" não comprometeria a correção gramatical do texto. A frase original é:
"Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos."
Se substituirmos "apontados" por "apontado", a frase ficaria:
"Em uma linha de estudos, um dos fatores apontado frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos."
Embora a concordância nominal preferível seja "apontados", a substituição por "apontado" não torna a frase gramaticalmente incorreta. A concordância com "um dos fatores" é opcional nesse caso, e a frase ainda é compreensível e gramaticalmente aceitável. Entretanto, a forma original "apontados" é mais adequada e coerente com a norma padrão da língua.
Resposta: Errado
-----------------------------------
SUJEITO SIMPLES CONSTITUÍDO DA EXPRESSÃO UM DOS QUE/ UMA DAS QUE: VERBO NO SINGULAR OU NO PLURAL, FACULTATIVAMENTE:
- Ana é uma das que ficou de castigo.
- Ana é uma das que ficaram de castigo.
--------
- A urgência de obter resultados concretos foi um dos fatores que influenciou a decisão do presidente.
- A urgência de obter resultados concretos foi um dos fatores que influenciaram a decisão do presidente.
-----------------------------------
FONTE: Português Esquematizado / Agnaldo Martino (7 edição)
Acredito que muda o sentido enquanto que a correção gramatical permanece correta.
Hope,
Um dos fatores apontado frequentemente - o apontado está concordando com "um";
Um dos fatores apontados frequentemente - o apontados está concordando com "fatores".
O autor possui essa discricionariedade para o uso dos recursos, a depender de qual parte ele quer enfatizar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo