Acerca do emprego das formas verbais no texto 15A2-I, julgue...
Texto 15A2-I
Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos. O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil, produzido pelo Banco Mundial, já apontava em 2004 a maior difusão do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual.
Ribeiro (2008), em análise acerca do acesso ao sistema judiciário no Brasil, destaca o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão encarregado de desenvolver ações que visem à redução da morosidade processual e à simplificação dos procedimentos judiciais. A autora destaca dentre os projetos desenvolvidos pelo CNJ a ênfase nos procedimentos alternativos de justiça, entre os quais figura o instituto da conciliação.
Em mesmo sentido, Veronese (2007) realizou análise da evolução de experiências alternativas de resolução de conflitos, descrevendo os projetos e as questões políticas implicadas nesse fenômeno. Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social” (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil. Um exemplo citado por ele diz respeito à realização do Dia Nacional da Conciliação, evento promovido pelo CNJ com o intuito de difundir nos tribunais a cultura da realização de acordos entre os litigantes com vistas a extinguir demandas judiciárias.
Renato Máximo Sátiro e Marcos de Moraes Sousa. Determinantes quantitativos do desempenho judicial: fatores associados à produtividade dos tribunais de justiça. In: Revista Direito GV, v. 7, n.º 1, 2021, p. 8-9 (com adaptações).
Acerca do emprego das formas verbais no texto 15A2-I, julgue o próximo item.
A perífrase “vem-se desenvolvendo” (penúltimo período do
último parágrafo) veicula aspecto durativo e cursivo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Texto: “Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social" (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil".
Alguns verbos podem indicar processos de duração verbal diferenciados ou sentidos bem peculiares, dependendo da forma e do contexto em que se encontram, como por exemplo, em “Eu brincava de boneca na minha infância." (o verbo indica que este hábito era costumeiro nessa fase da vida).
Dentre os aspectos verbais, há o aspecto durativo/cursivo, que indica um processo continuado, uma ação que se prolonga por determinado tempo (por exemplo: Ele estuda durante as férias). Sendo assim, em “vem-se desenvolvendo" é possível verificar o aspecto durativo e cursivo.
Gabarito: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
Ao realizar a leitura/compreensão do texto e do comando da questão no trecho: "Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social” (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil."
Conclui-se que ocorre uso de aspecto Durativo - Indica ação Contínua, não momentânea - (Uso de gerúndio)
além do uso do meio Cursivo: ênfase no desenvolvimento da ação
Pesquisa/Complemento: https://www.normaculta.com.br/aspecto-verbal/
Cebraspe coloca algumas palavras que só Jesus na causa!
Vamos lá,
Perceba que “vem-se desenvolvendo” é uma locução verbal e o respectivo verbo principal (desenvolvendo) está na sua forma nominal no gerúndio (que expressa continuidade da ação verbal)
Nesse sentindo, sabendo dessas peculiaridades era preciso avaliar se "durativo" e "cursivo" se aproxima do conceito atribuído ao gerúndio.
Confesso que fazer uma análise dessa em uma prova é bem difícil por diversos fatores.
Logo, Gabarito C
Cursivo / durativo: algo teve um início e continuou ou continua, sem conclusão, ignorando limites de início e fim.
Fonte: https://www.clubedoportugues.com.br/aspecto-verbal
CERTO
O chamado aspecto "cursivo" ou "durativo" expressa algo teve um início e continuou ou continua, sem conclusão, ignorando limites de início e fim.
Bons Estudos!!!
Fui pela lógica, mas é a primeira vez que vejo esses dois termos nesse contexto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo