Acerca do emprego das formas verbais no texto 15A2-I, julgue...
Texto 15A2-I
Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos. O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil, produzido pelo Banco Mundial, já apontava em 2004 a maior difusão do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual.
Ribeiro (2008), em análise acerca do acesso ao sistema judiciário no Brasil, destaca o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão encarregado de desenvolver ações que visem à redução da morosidade processual e à simplificação dos procedimentos judiciais. A autora destaca dentre os projetos desenvolvidos pelo CNJ a ênfase nos procedimentos alternativos de justiça, entre os quais figura o instituto da conciliação.
Em mesmo sentido, Veronese (2007) realizou análise da evolução de experiências alternativas de resolução de conflitos, descrevendo os projetos e as questões políticas implicadas nesse fenômeno. Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social” (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil. Um exemplo citado por ele diz respeito à realização do Dia Nacional da Conciliação, evento promovido pelo CNJ com o intuito de difundir nos tribunais a cultura da realização de acordos entre os litigantes com vistas a extinguir demandas judiciárias.
Renato Máximo Sátiro e Marcos de Moraes Sousa. Determinantes quantitativos do desempenho judicial: fatores associados à produtividade dos tribunais de justiça. In: Revista Direito GV, v. 7, n.º 1, 2021, p. 8-9 (com adaptações).
Acerca do emprego das formas verbais no texto 15A2-I, julgue o próximo item.
No título do relatório mencionado no primeiro parágrafo, o
emprego do subjuntivo em “conte” justifica-se pela
subordinação dessa oração a uma construção causativa.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (68)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Isso aí tem que ter pós-graduação em letras... segue o que achei sobre o assunto:
Do ponto de vista semântico, as causativas podem ser analisadas como construções nas quais se expressa uma relação de causalidade entre um evento-efeito e um evento-causa. O evento-causa é com frequência uma ação não especificada, realizada pelo sujeito agente da sentença. Vejamos outros exemplos de com-causativas:
a. “Polícia acaba com festa clandestina no DF” (A polícia fez com que a festa acabasse)
b. O governo afundou com o país e faliu com a Petrobrás (O governo fez com que o país afundasse e com que a Petrobrás falisse)
c. João bateu com o carro pela segunda vez este mês (ele fez com que o carro batesse).
d. "(...) não deu em nada, quando chegou no TSE, pois lá estava o seu cunhado, Aroldo Cedraz e engavetou com o pedido de revista dos processos" (Aroldo Cedraz fez com que o pedido fosse engavetado).
Fonte: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2023
Graças a Deus é uma prova para a galera de letras. Se essa banca é uma desgraça para mortais, imagine para imortais...
No título do relatório mencionado no primeiro parágrafo, "Fazendo com que a justiça conte", o emprego do subjuntivo em "conte" justifica-se pela subordinação dessa oração a uma construção causativa. A expressão "fazendo com que" introduz uma relação de causa e efeito, estabelecendo a razão pela qual a justiça deve ser levada em consideração ou ser efetiva em suas ações. Neste contexto, a utilização do modo subjuntivo é adequada, já que expressa uma ação desejada ou pretendida como resultado da causa apresentada.
Toda vez que fala de causa deve apresentar uma consequência: um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos.O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil.
Diminuição das demandas - Causa ( o que deve acontecer);
as alternativas de conflitos no caso é Fazendo com que a justiça conte... é consequência ( solução ).
Que diabeisso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo