Acerca do emprego das formas verbais no texto 15A2-I, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114890 Português

Texto 15A2-I 


    Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos. O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil, produzido pelo Banco Mundial, já apontava em 2004 a maior difusão do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual.


     Ribeiro (2008), em análise acerca do acesso ao sistema judiciário no Brasil, destaca o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão encarregado de desenvolver ações que visem à redução da morosidade processual e à simplificação dos procedimentos judiciais. A autora destaca dentre os projetos desenvolvidos pelo CNJ a ênfase nos procedimentos alternativos de justiça, entre os quais figura o instituto da conciliação.


    Em mesmo sentido, Veronese (2007) realizou análise da evolução de experiências alternativas de resolução de conflitos, descrevendo os projetos e as questões políticas implicadas nesse fenômeno. Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social” (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil. Um exemplo citado por ele diz respeito à realização do Dia Nacional da Conciliação, evento promovido pelo CNJ com o intuito de difundir nos tribunais a cultura da realização de acordos entre os litigantes com vistas a extinguir demandas judiciárias. 


Renato Máximo Sátiro e Marcos de Moraes Sousa. Determinantes quantitativos do desempenho judicial: fatores associados à produtividade dos tribunais de justiça. In: Revista Direito GV, v. 7, n.º 1, 2021, p. 8-9 (com adaptações).

Acerca do emprego das formas verbais no texto 15A2-I, julgue o próximo item. 


No segundo período do primeiro parágrafo, o tempo verbal em “apontava”, acompanhado da expressão adverbial “em 2004”, delimita a ação verbal a um momento pontual no passado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento sobre tempo verbal. Vejamos:


“(...) já apontava em 2004 a maior difusão do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual."



O verbo “apontava" está no pretérito imperfeito, isso quer dizer que o seu passado não está concluído, está inacabado. Quando eu digo que apontei (pretérito perfeito) para alguém, logo já se sabe que a ação acabou naquele momento. Quando eu digo que apontava, não se sabe se a ação terminou ou se  continuou (se eu continuava apontando). Portanto, não há como saber se terminou em 2004 a ação ou se continuou. Não há como dizer que é uma ação pontual.



Gabarito: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apontava. Estamos falando de um verbo no pretérito imperfeito (fazia, jogava, caminhava, saía etc).

Esta forma indica um ação no passado que ainda não terminou ou um hábito.

Ora, quando a questão diz delimita, ela está dizendo também que restringe àquele tempo, mas isso é coisa de pretérito perfeito (apontou, jogou, limpou etc) - ou mais que perfeito -, pois a ação tem seu início e fim esclarecidos, determinados.

GABA. ERRADO

× Pretérito Imperfeito: AÇÃO PASSADA CONTÍNUA, que ocorria em momento anterior ao da fala → Indica CERTEZA.

– 1ª conjugação (-ar): radical + AVA | 2ª conjugação (-er): radical + IA | 3ª conjugação (-ir): radical + IA.

– Ex.: Ele brincava, amava, conversava. → Ação NÃO finalizada e que se estende no tempo (CONTINUIDADE).

– Obs.: Verbo ser (irregular) → radical + ERA.

Item aborda a compreensão dos tempos e modos verbais

[...] já apontava em 2004 a maior difusão do instituto[...]

Perceba que "apontava" está no pretérito imperfeito do modo indicativo ( que retrata uma situação no passado inconclusa)

O item afirma que "delimita a ação verbal a um momento pontual no passado".

No entanto, essa característica é marcante do pretérito perfeito do modo indicativo.

Logo, Gabarito E

Pelo contrário: indica uma ação ainda não concluída.

 Ação pontual : Que dura somente um instante, um momento; momentâneo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo