Durante a realização de exame complementar radiográfico do ...
Durante a realização de exame complementar radiográfico do tipo panorâmica dos maxilares, em paciente de trinta e cinco anos de idade, foi observada área radiolúcida de aproximadamente 1cm de diâmetro, delimitada por fina camada radiopaca envolvendo a coroa do dente 23, incluso em posição transalveolar.
Nesse caso, as hipóteses diagnósticas mais prováveis sãoGabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a alternativa E, que menciona o cisto dentígero e o tumor odontogênico adenomatoide como as hipóteses diagnósticas mais prováveis para a descrição radiográfica dada.
Vamos entender o porquê:
Cisto Dentígero: Este tipo de cisto é comumente encontrado em associação com dentes inclusos, como o dente 23 mencionado na questão. Caracteriza-se por ser uma área radiolúcida que envolve a coroa de um dente não erupcionado, sendo delimitada por uma fina camada radiopaca. Esta é uma descrição clássica que se encaixa perfeitamente com o cenário apresentado na questão.
Tumor Odontogênico Adenomatoide: Este tumor também pode se apresentar como uma lesão radiolúcida associada a dentes impactados, e muitas vezes é envolvido por uma fina linha radiopaca. A localização e a descrição na questão são compatíveis com este tipo de lesão, tornando-o uma hipótese plausível.
Agora, vejamos porque as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Apesar de incluir o cisto dentígero corretamente, inclui o osteossarcoma, que não se apresenta como uma lesão radiolúcida associada a dentes inclusos. Esta é uma lesão óssea maligna e possui características radiográficas diferentes.
Alternativa B: O odontoma complexo e o ameloblastoma têm apresentações radiográficas distintas, com o odontoma complexo frequentemente aparecendo como uma massa mista radiopaca, e o ameloblastoma geralmente apresentando-se como uma lesão multilocular.
Alternativa C: O cisto radicular não se associa a dentes inclusos, sendo mais comum em dentes com necrose pulpar. A lesão periférica de células gigantes também não se alinha com a descrição.
Alternativa D: O odontoma composto geralmente aparece como várias pequenas estruturas radiopacas e não como uma área radiolúcida, tornando essa combinação inadequada.
Em suma, a descrição da questão é mais fiel à combinação de um cisto dentígero e um tumor odontogênico adenomatoide, que é representada na alternativa E.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo