Julgue o item subsequente. Em sentido geral, todas as provis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2331723 Contabilidade Geral

Julgue o item subsequente. 


Em sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu prazo ou valor. Porém, na NBC TG 25 (R2) o termo “contingente” é usado para passivos e ativos que não sejam reconhecidos porque a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade. Adicionalmente, o termo passivo contingente é usado para passivos que não satisfaçam os critérios de reconhecimento.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta.

De acordo com a NBC TG 25 (R2), o termo "contingente" é usado para passivos e ativos que não são reconhecidos porque sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos, não totalmente sob o controle da entidade. Além disso, o termo "passivo contingente" é usado para passivos que não satisfazem os critérios de reconhecimento. Isso significa que, enquanto as provisões são reconhecidas com base em obrigações presentes e prováveis, os passivos contingentes são incertos e podem ou não se concretizar no futuro, dependendo de eventos que ainda não ocorreram

C

Vale ressaltar que os contingentes serão reconhecidos, e não como contingente, mas como provisão, quando a sua realização em $ for praticamente certa.

Passivo contingente: obrigação presente e possível(possível de ocorrer, levando a ser, então, incerto a sua realização).

Provisão: passivo de prazo e valor incerto.

CERTO.

A questão está falando sobre dois conceitos principais: provisões e contingências.

  1. Provisões: No contexto contábil, uma provisão é um valor que uma empresa separa para cobrir um gasto futuro que ela sabe que vai ocorrer, mas ainda não sabe exatamente quanto vai custar ou quando vai acontecer. Por exemplo, uma empresa pode fazer uma provisão para cobrir custos de garantia de produtos que ela vendeu.
  2. Contingências: A NBC TG 25 (R2) usa o termo “contingente” para se referir a passivos e ativos que não são reconhecidos porque sua existência só será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade. Por exemplo, uma empresa pode ser processada e, dependendo do resultado do processo (um evento futuro incerto), ela pode ter que pagar uma indenização (um passivo contingente).

Então, a questão está dizendo que, em um sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu valor ou prazo. Mas na NBC TG 25 (R2), o termo “contingente” é usado de uma maneira mais específica para se referir a passivos e ativos que não são reconhecidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo