Sobre as campanhas de promoção em saúde, analise as afirmati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2787849 Medicina

Sobre as campanhas de promoção em saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Oswaldo Cruz foi precursor das ações de promoção de saúde no Brasil em 1903, quando iniciou as campanhas de saneamento, estruturou a campanha contra a febre amarela em moldes militares, com intervenções rigorosas em que cabiam multa e demolição de imóveis insalubres que poderiam servir de viveiro para o mosquito transmissor da doença. Também como estratégia para a erradicação da febre amarela iniciou a campanha de vacinação compulsória, com vacinação obrigatória para todos.

II. Hoje, as campanhas de saúde são ações voltadas para o incentivo ao autocuidado e prevenção de doenças que acometem um grupo específico da população, mas a população não tem livre arbítrio, sendo dever da sociedade e do cidadão brasileiro manter a vacinação em dia.

III. Em se tratando de promoção em saúde, a educação em saúde é um dos principais elementos que a constitui, pois no processo de educar em saúde pode-se produzir um pensamento político pedagógico crítico e reflexivo, e contribuir, assim, para a autonomia de um sujeito capaz de propor mudanças e decidir sobre as questões relativas aos seus cuidados, aos de sua família e aos da coletividade.

IV. De acordo com o calendário básico de vacinação do SUS, aos 2 meses de vida, a criança já deverá ter sido vacinada para tuberculose, hepatite B, poliomielite, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite e sarampo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a E - I – III.

Vamos analisar o tema da questão, que aborda as campanhas de promoção em saúde no Brasil. Esse tema é fundamental para entender como as políticas de saúde pública são estruturadas para melhorar a saúde da população.

Afirmativa I: Esta afirmativa está correta. Oswaldo Cruz foi, de fato, um precursor nas ações de promoção de saúde no Brasil. Em 1903, ele implementou campanhas de saneamento e combate à febre amarela. As ações eram rigorosas e incluíam vacinação obrigatória e outras medidas sanitárias para eliminar criadouros do mosquito transmissor.

Afirmativa III: Esta afirmativa também está correta. A educação em saúde é um componente crucial da promoção da saúde. Ela visa não só a informar, mas também a capacitar as pessoas para tomarem decisões críticas e autônomas sobre sua saúde e a de suas comunidades, promovendo um pensamento crítico e reflexivo.

Agora, vamos ver por que as outras afirmativas são incorretas:

Afirmativa II: Esta afirmativa é incorreta. Embora as campanhas de saúde incentivem o autocuidado e a vacinação seja um dever social, a população tem livre arbítrio no que diz respeito à adesão aos programas de saúde. O dever é mais uma recomendação do que uma imposição, respeitando-se a autonomia individual.

Afirmativa IV: Esta afirmativa também é incorreta. O calendário básico de vacinação do SUS inclui vacinas para tuberculose (BCG) e hepatite B ao nascer, enquanto a vacina para poliomielite (VIP/VOP), difteria, tétano e coqueluche (DTP), entre outras, são aplicadas aos 2 meses. No entanto, o sarampo, por exemplo, é vacinado mais tarde, aos 12 meses, com a vacina tríplice viral, o que torna a afirmativa incorreta no contexto descrito.

Com esses esclarecimentos, fica claro que apenas as afirmativas I e III estão corretas, justificando a escolha da alternativa E.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo