Servidores públicos, sobretudo, precisam ter conhecimento s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288792 Direito Penal
Servidores públicos, sobretudo, precisam ter conhecimento sobre as condutas que possam configurar os chamados “Crimes contra a Administração Pública”, eis que, em algum momento de suas carreiras, poderão ter que lidar com tal espécie de crime. Assim, analise as condutas abaixo descritas e assinale aquela que NÃO corresponde ao crime apontado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Com vistas vistas a responder à questão, impõe-se a análise das alternativas de modo a verificar-se qual não corresponde ao crime apontado.

Item (A) - A conduta descrita neste item corresponde ao delito de peculato tipificado no artigo 312 do Código Penal. Assim sendo, a presente alternativa está incorreta.

Item (B) - A conduta descrita neste item correspondo ao crime de concussão, tipificado no artigo 316, do Código Penal. Assim sendo, a presente alternativa está incorreta.

Item (C) - A conduta descrita neste item configura o delito de excesso de exação, tipificado no parágrafo primeiro do artigo 316 do Código Penal. O crime de corrupção passiva, crime próprio de funcionário público, está previsto no artigo 317 do Código Penal, que conta com a seguinte redação:
"Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem".
Assim sendo, a presente alternativa é a correta, pois a conduta descrita não corresponde ao crime apontado na alternativa como quer o examinador.

Item (D) - A conduta descrita neste item corresponde ao delito de prevaricação, praticado por diretor de penitenciária ou agente público, tipificada no artigo 319 - A, do Código Penal. Assim sendo, a presente alternativa está incorreta.  

Gabarito do professor: (C)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A conduta típica descrita na alternativa C, corresponde ao crime previsto no §1º, do art.316, CP - Excesso de Exação, tendo exigido a questão a alternativa errada.

Excesso de exação

       § 1º - Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza:         

       Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.     

       

use a extensão "copiatxw100" se quiser copiar texto(ementa, jurisprudências etc.) do jusbrasil

Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza: CORRUPÇÃO. 

Essa conduta é típica do crime de Excesso de Exação .

Adendo

Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo: PREVARICAÇÃO.

É a modadalidade de prevaricação impropria pois o direto tem o dever legal de zelar pelo estabelecimento penal .

BIZU PARA ACERTAR QUESTÕES: (concurseiro precisa de OTIMIZAÇÃO)

EXIGIR COM violência OU grave ameaça → EXTORSÃO.

EXIGIR SEM violência OU grave ameaça → CONCUSSÃO.

EXIGIR tributo ou contribuição social (devido ou indevido) → EXCESSO DE EXAÇÃO

 

EXIGIR vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público TRÁFICO DE INFLUÊNCIA.

-------------------------------------------------------

GABARITO - LETRA C.

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:12)

BIZU PARA ACERTAR QUESTÕES: (concurseiro precisa de OTIMIZAÇÃO)

EXIGIR COM violência OU grave ameaça → EXTORSÃO.

EXIGIR SEM violência OU grave ameaça → CONCUSSÃO.

EXIGIR tributo ou contribuição social (devido ou indevido) → EXCESSO DE EXAÇÃO

 

EXIGIR vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público → TRÁFICO DE INFLUÊNCIA.

-------------------------------------------------------

GABARITO - LETRA C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo