A prevenção e o controle da infecção cruzada no consultório ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1760922 Odontologia

A prevenção e o controle da infecção cruzada no consultório odontológico são hoje uma exigência. Sendo assim, é fundamental que os profissionais, tanto os cirurgiões-dentistas quanto os técnicos de laboratório, estejam conscientes dos perigos da contaminação cruzada para poderem atuar de acordo com a política adequada de controle de infecção. Sobre essa temática, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O processo de desinfecção dos materiais de impressão pode afetar adversamente a precisão dimensional ou detalhes da superfície dos moldes se não for realizado adequadamente.

( ) A lavagem dos moldes em água corrente não é eficaz na eliminação de microrganismos presentes nestes, devendo ser evitada, uma vez que a água pode interferir nas características do material de impressão.

( ) A desinfecção de moldes em alginato, previamente ao vazamento do gesso, deve ser obtida imergindo-se o molde em uma solução aquosa de hipoclorito de sódio a 1% ou glutaraldeído a 2%, por 10 minutos.

( ) A desinfecção de moldes de silicona, previamente ao vazamento do gesso, deve ser realizada borrifando-se uma solução de hipoclorito de sódio a 1% e mantendo-os em um recipiente fechado por 10 minutos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão, precisamos entender o tema central que é a biossegurança em odontologia, com foco na desinfecção de materiais de impressão. A preocupação principal é evitar a infecção cruzada através de procedimentos adequados de desinfecção.

A alternativa correta é a B - V – F – F – F.

Vamos analisar cada uma das assertivas:

1ª assertiva: "O processo de desinfecção dos materiais de impressão pode afetar adversamente a precisão dimensional ou detalhes da superfície dos moldes se não for realizado adequadamente." - Esta assertiva é Verdadeira. Explicação: Se a desinfecção não for feita de maneira correta, pode realmente haver alterações nos moldes. Por isso, é crucial seguir as instruções específicas de cada material.

2ª assertiva: "A lavagem dos moldes em água corrente não é eficaz na eliminação de microrganismos presentes nestes, devendo ser evitada, uma vez que a água pode interferir nas características do material de impressão." - Esta assertiva é Falsa. Explicação: A lavagem em água corrente pode ser útil para remover resíduos superficiais, mas não substitui a desinfecção. Além disso, a água não interfere necessariamente nas características do material.

3ª assertiva: "A desinfecção de moldes em alginato, previamente ao vazamento do gesso, deve ser obtida imergindo-se o molde em uma solução aquosa de hipoclorito de sódio a 1% ou glutaraldeído a 2%, por 10 minutos." - Esta assertiva é Falsa. Explicação: O alginato é sensível à imersão prolongada em soluções líquidas, o que pode alterá-lo. As recomendações variam, mas é necessário cuidado ao desinfetar esse tipo de material.

4ª assertiva: "A desinfecção de moldes de silicona, previamente ao vazamento do gesso, deve ser realizada borrifando-se uma solução de hipoclorito de sódio a 1% e mantendo-os em um recipiente fechado por 10 minutos." - Esta assertiva é Falsa. Explicação: A silicona pode ser desinfetada de várias formas, mas os métodos podem variar conforme as instruções do fabricante. O uso de hipoclorito e o tempo podem diferir de acordo com a prática padrão.

Com essa análise, fica claro que a única assertiva verdadeira é a primeira, o que confirma que a alternativa correta é a B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(V) O processo de desinfecção dos materiais de impressão pode afetar adversamente a precisão dimensional ou detalhes da superfície dos moldes se não for realizado adequadamente.

(F) A lavagem dos moldes em água corrente não é eficaz na eliminação de microrganismos presentes nestes, devendo ser evitada, uma vez que a água pode interferir nas características do material de impressão.

(F) A desinfecção de moldes em alginato, previamente ao vazamento do gesso, deve ser obtida imergindo-se o molde em uma solução aquosa de hipoclorito de sódio a 1% ou glutaraldeído a 2%, por 10 minutos. Deve ser realizada borrifando-se uma solução de hipoclorito de sódio a 1% e mantendo-os em um recipiente fechado por 10 minutos

(F) A desinfecção de moldes de silicona, previamente ao vazamento do gesso, deve ser realizada borrifando-se uma solução de hipoclorito de sódio a 1% e mantendo-os em um recipiente fechado por 10 minutos. Imersão do molde em glutaraldeído a 2%, por 10 minutos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo