Marque a opção correta sobre a sociedade escravista colonial...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
A resposta correta é a Alternativa C. No início da colonização da América Portuguesa, a mão de obra utilizada foi majoritariamente a indígena. Os povos nativos foram os primeiros a serem explorados no trabalho forçado, antes de recorrerem de forma intensiva ao tráfico de escravizados africanos. A resistência indígena, aliada a fatores como as doenças trazidas pelos europeus e a pressão missionária, levaram à busca por outras formas de mão de obra, incluindo o trabalho africano escravizado.
No entanto, as alternativas A e B apresentam informações imprecisas. Os indígenas resistiram à escravização e muitos se deslocaram para o interior, mas não foi essa a razão imediata para a escravização de africanos. Além disso, o trabalho na atividade açucareira não era conhecido pelos indígenas antes da chegada dos colonizadores.
A Alternativa D está incorreta, pois o tráfico negreiro não foi abandonado em favor dos indígenas; pelo contrário, ele se intensificou ao longo do período colonial. A Alternativa E também não procede, já que os ameríndios enfrentaram grande dificuldade de adaptação ao regime de trabalho imposto na produção açucareira, principalmente devido às condições de trabalho forçado e à falta de imunidade às doenças europeias.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeiro os indígenas, depois os africanos.
Gabarito: C
✅ LETRA "C" •
- A) Em um primeiro momento, não houve embates com tribos nativas com a chegada dos portugueses, exceto por falos isolados com a tribo dos Aimorés e outras que foram mais violentas com a chegada do português. De fato, com o decorrer do tempo, com as tentativas dos colonos de escravizar os nativos, houve uma resistência e muitas tribos se aproveitavam de seu conhecimento para irem ao interior, onde teriam vantagens contra os colonos. O maior ERRO da alternativa é dizer já iniciaram os trabalhos com a mão de obra escrava africana, o que não é verdade, pois foi introduzida posteriormente, principalmente pela alta lucratividade do tráfico, de muita das vezes ser uma mão de obra mais especializada e pelas dificuldades de se escravizar o nativo.
- B) A atividade açucareira era conhecida pelos portugueses que já tinham experiências nas Antilhas com esse produto. Vale lembrar que o nativo, não tinha essa ideia de produção para o acumulo de riquezas, sua cultura era voltada para a produção de subsistência.
- C) Por questões econômicas, vale lembrar que objetivo português era lucrar o máximo com as terras, investindo o mínimo, então em tese usar uma mão de obra "disponível" no local, sairia mais em conta que trazer de outros lugares. Não deu certo por vários motivos, vale destacar, a dificuldade de escravizar os nativos pois em caso de fuga eles conheciam muito bem o local, a missões dos jesuítas, a alta lucratividade do tráfico negreiro, etc.
- D) De fato as escravidão indígena seria muito mais rentável aos colonos, pois em tese, eles a conseguiriam sem ter que pagar um traficante de pessoas, mas o uso dessa mão de obra tornou-se mais perigosa e inviável pelos motivos apresentados na alternativa anterior.
- E) Muito se diz, de maneira errada e preconceituosa, que a escravidão indígena não deu certo porque o "índio era preguiçoso". Na verdade, o nativo não possuía em sua cultura o acumulo de riqueza, tudo que produzia era para a subsistência e não para acumulo de capital. Então para o nativo, não havia sentido algum produzir toneladas e mais toneladas de açúcar se isso não seria consumido por eles.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo