São considerados processos que estão na base da crise do Se...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a crise do Segundo Império no Brasil e os fatores que contribuíram para a disseminação dos ideais republicanos, destacamos três aspectos principais:
A Questão Religiosa: Representa um dos confrontos entre a Igreja Católica e o Estado Imperial, intensificando-se principalmente a partir da década de 1870. O embate surge com a nomeação de bispos que adotaram posturas contrárias às determinações do governo, gerando um conflito de poder entre as autoridades eclesiásticas e o imperador.
A Questão Militar: Refere-se à insatisfação crescente dentro das forças armadas, especialmente na figura dos militares de baixa e média patente. Esses profissionais buscavam maior reconhecimento e participação política, além de reagirem contra o conservadorismo do regime imperial. O episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) exacerbou essas tensões, ao evidenciar a necessidade de reformas militares e maior valorização dos soldados e oficiais.
A Abolição do Trabalho Escravo: Refere-se ao processo que levou ao fim da escravidão no Brasil, culminando com a Lei Áurea em 1888. O movimento abolicionista ganhou força e adesão em diferentes setores da sociedade, pressionando o governo imperial e enfraquecendo ainda mais a estrutura do Segundo Império, que se sustentava economicamente no trabalho escravo.
Estes fatores, coletivamente, contribuíram para o descontentamento com o regime monárquico e incentivaram a propagação dos ideais republicanos, que eventualmente levaram à Proclamação da República em 1889. Portanto, a resposta correta é a alternativa B: A Questão Religiosa; A Questão Militar; A Abolição do Trabalho Escravo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b) A Questão Religiosa; A Questão Militar; A Abolição do Trabalho Escravo
Correta, esses foram os principais motivos da crise do II império
- Questão Religiosa: A crise começou quando o imperador D. Pedro II ele acaba punindo os bispos que expulsaram os maçõns a igreja rompeu com ele a partir dai e acabou também com o Regime de Padroado que dizia que toda e qualquer ordem vinda de Roma só fazia efeito se o imperador aprovasse
- Questão Militar: Após a Guerra do Paraguai os militares exigiram participação na política e isso não aconteceu ai o caras falaram " Poxa, a gente quase morreu pra não ter privilégios em nada? Vamos se Revoltar contra o governo!" Lembrando também que eles desejavam o fim na Monarquia
- Abolição : A luta pelo o fim da escravidão tava crescendo não foi a toa que tivemos as leis:
1- Lei do Ventre Libre( Lei do Rio Branco)
2- Lei dos Sexagenários ( Lei Saraiva-Cotegipe)
3-Lei Áurea
@maurofilho87
GAB-B
Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar se quiser ser dono do seu destino.
CAUSAS DA PROCLAMAÇÃO DA REPLÚBICA:
- Questões Religiosas
- Questões Militares
- Questões da Escravaturas
► B
Sobre a questão militar, vale uma complementação
O IDEAL REPUBLICANO.
Vale ressaltar que o Brasil é uma Monarquia em meio de várias repúblicas e com a guerra do Paraguai, trouxe um fortalecimento do Exército brasileiro e um sentimento maior do republicanismo, caracterizando que a proclamação da república seria uma questão de tempo. Apesar dos vários conflitos políticos e ideológicos entre a monarquia e o Exército, havia na FIGURA DO IMPERADOR uma espécie de respeito, tanto que muitos dos pensadores republicanos defendiam que o rompimento da monarquia deveria ser postergada até a morte de Dom Pedro II. (meus resumos)
“Os partidos republicanos com significação até o fim do império foram os de São Paulo e Minas Gerais. Em 1884, aliado aos conservadores na oposição, o Partido Republicano Paulista (PRP) elegeu para a Câmara dos Deputados, Prudente de Morais e Campos Sales, que seriam mais tarde os dois primeiros presidentes civis da República. Segundo estimativas de 1889, 1/4 do eleitorado paulista (3593 pessoas) era republicano, ficando porém atrás do liberais com (6637) e dos conservadores (3957).” [Fonte: Boris Fausto, HB, 2019, Pg. 196]
Questão Religiosa: Na italia, o papa, emitiu a Bula Syllabus, que proibia os catolicos de frequentarem a maçonaria. Ao receber este documento, D. Pedro II não o aprovou e so freu duras criticas dos padres da epoca.
Questão Militar: Na guerra do Paraguai os militares juntos com Argentina e Uruguai, formando a triplice coroa, sairam vencedores. Contudo, nao obtiveram reconhecimento por parte do imperador (aumento de soldo para os sobreviventes e pensoes para as familias dos mortos).
Abolição da escravidão: Após abolir a escravidão em 1888, nada foi pensado pelo governo a respeito de ressarcir os donos de escravos, que deixaram de apoiar o imperador.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo