São considerados processos que estão na base da crise do Se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800278 História
São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a crise do Segundo Império no Brasil e os fatores que contribuíram para a disseminação dos ideais republicanos, destacamos três aspectos principais:

A Questão Religiosa: Representa um dos confrontos entre a Igreja Católica e o Estado Imperial, intensificando-se principalmente a partir da década de 1870. O embate surge com a nomeação de bispos que adotaram posturas contrárias às determinações do governo, gerando um conflito de poder entre as autoridades eclesiásticas e o imperador.

A Questão Militar: Refere-se à insatisfação crescente dentro das forças armadas, especialmente na figura dos militares de baixa e média patente. Esses profissionais buscavam maior reconhecimento e participação política, além de reagirem contra o conservadorismo do regime imperial. O episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) exacerbou essas tensões, ao evidenciar a necessidade de reformas militares e maior valorização dos soldados e oficiais.

A Abolição do Trabalho Escravo: Refere-se ao processo que levou ao fim da escravidão no Brasil, culminando com a Lei Áurea em 1888. O movimento abolicionista ganhou força e adesão em diferentes setores da sociedade, pressionando o governo imperial e enfraquecendo ainda mais a estrutura do Segundo Império, que se sustentava economicamente no trabalho escravo.

Estes fatores, coletivamente, contribuíram para o descontentamento com o regime monárquico e incentivaram a propagação dos ideais republicanos, que eventualmente levaram à Proclamação da República em 1889. Portanto, a resposta correta é a alternativa B: A Questão Religiosa; A Questão Militar; A Abolição do Trabalho Escravo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b) A Questão Religiosa; A Questão Militar; A Abolição do Trabalho Escravo

Correta, esses foram os principais motivos da crise do II império

  • Questão Religiosa: A crise começou quando o imperador D. Pedro II ele acaba punindo os bispos que expulsaram os maçõns a igreja rompeu com ele a partir dai e acabou também com o Regime de Padroado que dizia que toda e qualquer ordem vinda de Roma só fazia efeito se o imperador aprovasse

  • Questão Militar: Após a Guerra do Paraguai os militares exigiram participação na política e isso não aconteceu ai o caras falaram " Poxa, a gente quase morreu pra não ter privilégios em nada? Vamos se Revoltar contra o governo!" Lembrando também que eles desejavam o fim na Monarquia

  • Abolição : A luta pelo o fim da escravidão tava crescendo não foi a toa que tivemos as leis:

1- Lei do Ventre Libre( Lei do Rio Branco)

2- Lei dos Sexagenários ( Lei Saraiva-Cotegipe)

3-Lei Áurea

@maurofilho87

GAB-B

Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar se quiser ser dono do seu destino.

CAUSAS DA PROCLAMAÇÃO DA REPLÚBICA:

  1. Questões Religiosas
  2. Questões Militares
  3. Questões da Escravaturas

► B

Sobre a questão militar, vale uma complementação

O IDEAL REPUBLICANO.

Vale ressaltar que o Brasil é uma Monarquia em meio de várias repúblicas e com a guerra do Paraguai, trouxe um fortalecimento do Exército brasileiro e um sentimento maior do republicanismo, caracterizando que a proclamação da república seria uma questão de tempo. Apesar dos vários conflitos políticos e ideológicos entre a monarquia e o Exército, havia na FIGURA DO IMPERADOR uma espécie de respeito, tanto que muitos dos pensadores republicanos defendiam que o rompimento da monarquia deveria ser postergada até a morte de Dom Pedro II. (meus resumos)

“Os partidos republicanos com significação até o fim do império foram os de São Paulo e Minas Gerais. Em 1884, aliado aos conservadores na oposição, o Partido Republicano Paulista (PRP) elegeu para a Câmara dos Deputados, Prudente de Morais e Campos Sales, que seriam mais tarde os dois primeiros presidentes civis da República. Segundo estimativas de 1889, 1/4 do eleitorado paulista (3593 pessoas) era republicano, ficando porém atrás do liberais com (6637) e dos conservadores (3957).” [Fonte: Boris Fausto, HB, 2019, Pg. 196]

Questão Religiosa: Na italia, o papa, emitiu a Bula Syllabus, que proibia os catolicos de frequentarem a maçonaria. Ao receber este documento, D. Pedro II não o aprovou e so freu duras criticas dos padres da epoca.

Questão Militar: Na guerra do Paraguai os militares juntos com Argentina e Uruguai, formando a triplice coroa, sairam vencedores. Contudo, nao obtiveram reconhecimento por parte do imperador (aumento de soldo para os sobreviventes e pensoes para as familias dos mortos).

Abolição da escravidão: Após abolir a escravidão em 1888, nada foi pensado pelo governo a respeito de ressarcir os donos de escravos, que deixaram de apoiar o imperador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo