A participação da população nas decisões governamentais, tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040712 Administração Pública

A participação da população nas decisões governamentais, traduzidas nas políticas públicas, é fundamental para a devida consolidação da democracia, a transparência, a cidadania e o controle social. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. 


O Programa Auxílio Brasil, que se caracteriza pelo pagamento de uma bolsa mensal (renda mínima), é um programa federal de transferência direta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Logo, de acordo com a classificação da tipologia de Theodore Lowi, trata-se de uma política distributiva.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre funções/ Políticas Públicas.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

Do ponto de vista econômico a ação governamental possui três funções básicas:

·         Função estabilizadora;

·         Função alocativa;

·         Função distributiva.

Função estabilizadora é a utilização de políticas econômicas, visando a reestabilização causadas por falhas de mercado/externalidades, a fim de conseguir taxas apropriadas de crescimento econômico.
Assim, para o exercício da função estabilizadora, o governo tem à disposição dois instrumentos macroeconômicos: a política fiscal e a política monetária. Como exemplo, ao intervir no mercado de câmbio via compra de swaps cambiais, o governo exerce sua função estabilizadora.
A função alocativa está associada ao fornecimento de bens e serviços não ofertados adequadamente pelo sistema de mercado. Logo, o objetivo dessa função é alocar recursos quando não for possível, pelas condições de mercado, a determinação de preços de bens e serviços. Com o intuito de assegurar uma maior eficiência na utilização dos recursos e no desenvolvimento do mercado.

Por fim, a função distributiva busca atender preceitos ou critérios socialmente aceitos de distribuição de renda. Integram essa função os programas sociais (Fome Zero, Bolsa Família, Auxílio Brasil, etc.). Assim, a função/ política distributiva é uma política que redistribui renda na forma de recursos e/ou de financiamento de serviços públicos.

De acordo com a tipologia de Theodore Lowi, uma política efetivamente democrática se apoia em políticas redistributivas, pois são essas que permitem uma mudança nos padrões de distribuição da riqueza de uma sociedade.

Ante o exposto, a questão está correta, uma vez que para conceder benefícios sociais por meio de preceitos ou critérios socialmente aceitos de distribuição de renda é utilizada a política distributiva, conforme a tipologia de Theodore Lowi.
Gabarito do professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tipologia de Theodore Lowi

Políticas regulatórias: determinam os padrões de comportamento da sociedade. 

Políticas distributivas: direcionam recursos difusos da coletividade para grupos específicos de interesses. 

Políticas redistributivas: concedem benefícios a um grupo específico, retirando recursos de outros grupos também específicos de atores.

Políticas constitutivas: definem as regras que irão moldar o funcionamento da sociedade e do governo. 

Gabarito Errado.

O programa auxílio Brasil é uma política pública redistributiva.

Políticas redistributivas: concedem benefícios concentrados a algumas categorias de atores e implicam custos concentrados sobre outras categorias de atores. É um tipo de política que provoca muitos conflitos, pois representa um jogo de soma zero. Exemplos clássicos são cotas raciais para universidades, políticas de benefícios sociais ao trabalhador e os programas de reforma agrária. Segundo Lowi, as políticas redistributivas não recebem esse rótulo pelo resultado redistributivo efetivo (renda, propriedade etc.), mas sim pela expectativa de contraposição de interesses claramente antagônicos. O tipo de dinâmica predominante em arenas políticas redistributivas é o elitismo, no qual se formam duas elites, uma demandando que a política se efetive e a outra lutando para que a política seja descartada. 

As políticas distributivas na classificação de Lowi são conhecidas como políticas sociais.

4 tipos e exemplos de políticas públicas que impactam nossas vidas diariamente:

1. Políticas públicas distributivas: sua a principal função é distribuir certos serviços, bens ou quantias a apenas uma parcela da população. Um exemplo seria o direcionamento de dinheiro público para áreas que sofrem com enchentes; na Educação, seriam as cotas.

2. Políticas públicas redistributivas: sua principal função é redistribuir bens, serviços ou recursos para uma parcela da população, retirando o dinheiro do orçamento de todos. Um exemplo disso seria o sistema previdenciário; na Educação seria a política de financiamento educacional, onde há um fundo em que todos os municípios e estados colocam dinheiro, mas que depois é repartido conforme as matrículas e não de acordo com a contribuição de cada um.

3. Políticas públicas regulatórias: regras para padrões de comportamento. Tomam forma de leis. Tipo: regulações de trânsito; na Educação - lei que organiza a área, como a LDB;

4. Políticas públicas constitutivas: O nome difícil quer dizer que elas estabelecem as “regras do jogo”. Isto é, são elas que dizem como, por quem e quando as políticas públicas podem ser criadas. O conceito pode parecer obscuro, mas quer saber uma que atinge a vida de todos nós? A distribuição de responsabilidade entre municípios, estados e Governo Federal. Na Educação, por exemplo, municípios são responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental 1; estados pela Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; e o Governo Federal pela Educação Superior.

Gabarito: C

Políticas regulatórias: têm por objetivo regular o comportamento e a atuação de pessoas, grupos e organizações.

Políticas distributivas: têm por objetivo beneficiar grupos específicos da sociedade a partir de custos difusos, ou seja, os custos são divididos entre toda a coletividade .

Políticas redistributivas: têm como objetivo beneficiar grupos específicos, mas os custos são arcados a partir de outro grupo específico. Trata-se de uma situação de ganha-perde.

Políticas constitutivas: têm como objetivo definir as "regras do jogo", ou seja, são políticas que estruturam as regras de formulação e implementação dos demais tipos de políticas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo