[...] A identidade histórica dos grupos indígenas tem sido ...
BITTENCOURT, Circe Fernandes. “O ensino de História para populações indígenas”. In: Em Aberto. Brasília, ano 14, n. 63, julho / setembro 1994, p. 113. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Disponível em:<http://rbep.inep.gov.br/index.php/> . Acesso em: 3 ago. 2018
Para educadores acostumados a lidar com a transmissão histórica pela forma escrita, o ensino de História com vistas ao resgaste da identidade para populações indígenas coloca como desafio o
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Alternativa correta: D
A questão aborda a temática da educação histórica voltada para populações indígenas, enfatizando a importância da preservação da identidade desses grupos através de seus registros orais e práticas culturais. O desafio proposto aos educadores é o de reconhecer e incorporar a cultura oral e as diversas formas de expressão indígenas no processo educativo, sem impor a cultura escrita como única ou superior.
Para resolver essa questão, é necessário compreender que a educação indígena pressupõe uma visão que valorize e respeite as particularidades dessas comunidades, incluindo o reconhecimento de suas tradições, línguas, saberes e práticas culturais como fundamentais para a transmissão do conhecimento histórico e da própria identidade cultural. Portanto, o conhecimento sobre políticas de educação intercultural e a legislação que garante a educação diferenciada para os povos indígenas também é essencial.
A alternativa D está correta porque destaca a necessidade de estudar novos materiais pedagógicos e práticas culturais - como objetos, danças, músicas e narrativas - que são inerentes à maneira como as comunidades indígenas transmitem sua história e conhecimento. Ao invés de impor uma metodologia de ensino baseada exclusivamente na escrita, que é alheia a muitas dessas culturas, a educação deve incorporar e valorizar os métodos tradicionais indígenas de ensino e aprendizagem, assegurando assim o respeito e a continuidade de sua identidade cultural.
As demais alternativas são incorretas porque propõem ações que não respeitam a integridade cultural dos povos indígenas, sugerindo a imposição de práticas estranhas a essas comunidades (como o desenraizamento da cultura urbana ou a alfabetização forçada), o que iria contra os princípios da educação intercultural e diferenciada.
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