A doença cárie apresenta elevada prevalência em determinadas...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta e entender a alternativa correta e as incorretas.
Alternativa correta: D - O consumo elevado de sacarose é o principal fator de risco para a doença cárie.
A cárie dentária é uma doença infecciosa multifatorial, mas o consumo elevado de sacarose é, sem dúvida, o principal fator responsável pelo seu desenvolvimento. A sacarose, um tipo de açúcar, é utilizada pelas bactérias cariogênicas presentes na cavidade oral, como o Streptococcus mutans, para produzir ácidos que desmineralizam o esmalte dental, levando à formação de lesões cariosas. Portanto, uma dieta rica em carboidratos fermentáveis, especialmente a sacarose, aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de cárie.
Alternativa A - O estresse é um fator de risco altamente relevante para o desenvolvimento da doença cárie.
Embora o estresse possa impactar a saúde bucal de maneira indireta, como através de hábitos de higiene reduzidos ou aumento do consumo de alimentos ricos em açúcar, ele não é considerado um fator de risco direto e altamente relevante para o desenvolvimento da cárie. A cárie está mais associada a fatores dietéticos e higiênicos.
Alternativa B - A falta de acesso ao flúor é o principal fator de risco para desenvolvimento das lesões cariosas.
O flúor é um importante agente na prevenção da cárie, pois fortalece o esmalte dentário e torna-o mais resistente à desmineralização. No entanto, não ter acesso ao flúor não é o principal fator de risco para o desenvolvimento da cárie; o consumo de sacarose desempenha um papel mais crucial. O flúor atua como uma medida preventiva importante, mas seu papel é coadjuvante em relação à dieta.
Alternativa C - O quadro de imunossupressão exerce forte impacto sobre o desenvolvimento de lesões cariosas.
Um quadro de imunossupressão pode aumentar a suscetibilidade a infecções na cavidade oral e outras condições, mas não exerce um impacto direto e forte no desenvolvimento de lesões cariosas. A cárie é mais diretamente influenciada por fatores como higiene bucal inadequada, dieta rica em açúcares e presença de bactérias cariogênicas.
Com isso, podemos concluir com segurança que a alternativa D é a correta, pois destaca o consumo elevado de sacarose como o principal fator de risco para a doença cárie.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O alto consumo de açúcar unido a falta de higiene bucal acaba acarretando o início das lesões de cárie .
O estresse não desenvolve cárie. O flúor é um fator para cárie, mas não é o principal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo