No que se refere ao planejamento estratégico, à formulação e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040717 Administração Pública

No que se refere ao planejamento estratégico, à formulação e à avaliação de programas bem como às formas de análise baseadas nas relações custo-benefício e custo-efetividade, julgue o item subsequente.


A análise custo-efetividade de políticas sociais baseia-se no levantamento de um indicador determinado pela relação entre os valores aplicados e o número de pessoas atendidas, sem considerar os benefícios gerados pelo programa.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da análise custo-efetividade de políticas sociais.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

É fundamental que o formulador de política pública demonstre que o retorno esperado de certo programa social seja positivo, justificando os custos da política pública. Dentre as abordagens usadas para atingir esse objetivo é a Análise Custo-Benefício e a Análise de custo-efetividade.
Nessa esteira, a análise de custo-efetividade (ACE) é utilizada para identificar a intervenção que pode produzir o máximo de efetividade para um dado custo ou para se obter um dado objetivo ao menor custo. Ademais, cabe destacar que seus impactos (resultados, benefícios) não são quantificáveis.
Por outro lado, a análise custo-benefício estima o total de benefícios esperados de um programa, comparando ao total de custos esperados. Ademais, a análise custo-benefício apenas poderá ser aplicada quando for possível expressar os custos e benefícios em unidades monetárias.
Deste modo, a Análise Custo-Benefício permite averiguar se os projetos são ou não rentáveis, comparando os fluxos atualizados de benefícios e os custos previstos em sua implementação.
Ante o exposto, a questão está errada, uma vez que a questão misturou o conceito de análise de custo-benefício, informando-o como o de análise custo-efetividade, além de retirar a consideração dos benefícios que ocorre na análise custo-benefício.

Gabarito do Professor: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nesse tipo de análise (custo-efetividade), deve-se necessariamente levar em consideração o impacto da política pública, ou seja, seus benefícios.

Errado

Avaliação ex-ante abrange:

 

Análise custo-benefício, que considera a relação R$monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos;

 

Análise custo-efetividade - a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis. OU SEJA, IMPACTOS GERADOS!

 

  •  análise custo-BENEFÍCIO ---> benefícios ---> custos
  •  análise custo-EFETIVIDADE ---> maior nº de benefícios em face dos recursos disponíveis

 

 

(Administração Pública - Agustinho Paludo)

Pelo que eu me lembro a analise custo beneficio tem a ver com recursos e a custo-efetividade tem a ver com os impactos sociais.

Errado.

A análise custo-efetividade leva em conta não apenas o número de pessoas atendidas, mas também os benefícios gerados pela política pública.

Esses benefícios podem ser medidos em unidades físicas, como anos de vida ganhos, ou em unidades monetárias, como redução de gastos em saúde ou aumento da produtividade.

A análise custo-benefício, por sua vez, considera não apenas os benefícios gerados, mas também os custos envolvidos na implementação da política pública.

AVALIAÇÃO EX-ANTE

  • Análise custo-benefício (R$)
  • Análise custo-efetividade (impactos)

AVALIAÇÃO EX-POST

  • Análise de eficiência
  • Análise de resultado
  • Análise de impacto

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo