Julgue o item que se segue, a respeito de qualidade total,...
O BSC preserva os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora ao sucesso financeiro de longo prazo, um conjunto de medidas integrado às perspectivas dos clientes, a processos internos, a empregados e a sistemas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
De acordo com Kaplan e Norton,43 para que as organizações modernas possam “navegar” em um futuro mais competitivo, de tecnologia avançada e com pessoas cada vez mais capacitadas, será necessário mais do que apenas monitorar dados financeiros do desempenho passado.
Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através do investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação.
Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.
Fontes para estudo
44 Paludo, 2010.
45 Kaplan e Norton, 1996.
46 Chiavenato, 2010.
As perspectivas não são finanças, clientes, aprendizagem e processo interno?
Não entendi esses empregados e sistemas...
Certo
Como um sistema de medição de desempenho, o BSC preserva os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora um conjunto de medidas mais genérico e integrado que vincula o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro a longo prazo.
Fonte: Newsletter IsoSystem
GAB: CERTO (embora seja mais interpretativo)
O BSC preserva os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora um conjunto de medidas mais genérico e integrado que vinculado o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro de longo prazo
Essa questão eu achei mais interpretativa. Creio que quando a questão mencionou funcionários e sistemas, foi para relacionar com a parte de aprendizagem, pois quem participa dessa etapa são os funcionários.
Veja
Aprendizagem e Inovação: procura responder se seus funcionários estão prontos para atender as necessidades dos negócios.
Pesquisei e vi esse trecho em algumas sites e monografias, ora sem referenciação do autor, ora com referenciação (havia uma que atribuía a Kaplan e Norton). Enfim, tinha errado a questão justamente nessa parte do (funcionários e sistemas), mas só pesquisando o contexto que foi possível clarear um pouco.
OS INDICADORES FINANCEIROS (os que envolvem $$$) SÃO PRESERVADOS COMO SÍNTESE FINAL JUSTAMENTE PORQUE ESTÃO NO TOPO DA PIRÂMIDE DE DESEMPENHO E PORQUE TRATA-SE DE INDICADORES QUANTITATIVOS E OBJETIVOS... QUANTO AO LONGO PRAZO, O BALANCED SCOREDCARD É UMA FERRAMENTA UTILIZADA PARA DESCREVER E IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA DE UMA ORGANIZAÇÃO.
AH! LEMBRANDO QUE UMA DAS DIFICULDADES DO BSC REFERE-SE À AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE INDICADORES, DADA A SUBJETIVIDADE DOS INDICADORES NÃO FINANCEIROS. OU SEJA, ESSES INDICADORES NÃO SÃO TAXATIVOS, VARIAM DE ACORODO COM O TIPO DE ORGANIZAÇÃO.
INDICADORES QUALITATIVOS (NÃO FINANCEIROS) - SUBJETIVOS
- Perspectiva dos clientes (empregados, fornecedores, concorrentes, acionistas...)
- Perspectiva dos processos internos (sistemas, processos, projetos...)
- Perspectiva do aprendizado e crescimento (treinamento, recompensas financeiras, prêmios...)
INDICADOR QUANTITATIVO - OBJETIVOS
- Perspectiva financeira
GABARITO CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo