O tributo do qual a obrigação tem por fato gerador uma situ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1884968 Direito Tributário
O tributo do qual a obrigação tem por fato gerador uma situação da qual independe a atividade estatal específica, relativa ao contribuinte, é denominado corretamente por 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender esta questão, precisamos primeiro identificar o tema jurídico abordado: conceito de tributo e suas espécies tributárias. O foco está em entender o que caracteriza cada espécie de tributo, especialmente o imposto.

De acordo com o artigo 16 do Código Tributário Nacional (CTN), o imposto é um tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação que independe de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. Em outras palavras, o imposto não está vinculado a uma contraprestação direta do Estado.

Exemplo prático: O Imposto de Renda é cobrado com base na renda auferida pela pessoa física ou jurídica, independentemente de qualquer serviço específico prestado pelo Estado em troca. Outro exemplo é o IPTU, cobrado pela posse ou propriedade de um imóvel, sem relação direta com serviços específicos fornecidos ao proprietário.

Justificativa da alternativa correta (B - imposto):

A alternativa B está correta porque descreve precisamente o que é um imposto. Como mencionado, um imposto é cobrado com base em situações que não exigem uma atividade estatal específica relacionada ao contribuinte, como possuir uma renda ou um bem.

Por que as demais alternativas estão incorretas:

A - Taxa: As taxas são tributos cobrados em função de serviços públicos específicos prestados ao contribuinte ou em razão do exercício do poder de polícia. Por exemplo, uma taxa de coleta de lixo.

C - Contribuição: As contribuições, especialmente as de melhoria, estão vinculadas a obras públicas que valorizam o imóvel do contribuinte. As contribuições sociais financiam a seguridade social e têm destinação específica.

D - Compensação: Compensação não é uma espécie tributária, mas sim um mecanismo utilizado para abater débitos com créditos de tributos pagos a maior, não se aplicando ao conceito de tributo em si.

Importante: Uma possível pegadinha na questão é confundir a natureza das taxas e dos impostos, já que ambos são tributos, mas possuem características distintas quanto ao fato gerador.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo