Sobre a neurorradiologia no contexto da Hemorragia Subaracno...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
questão sobre neurorradiologia na hemorragia subaracnoide aneurismática
alternativa correta: [B] A TC sem contraste realizada nas primeiras 6 horas do início dos sintomas é o exame mais sensível para diagnóstico de HSA aneurismática, sendo superior à ressonância magnética FLAIR nesse período inicial.
justificativa
A tomografia computadorizada (TC) sem contraste é o exame de escolha nas primeiras horas após o início dos sintomas de hemorragia subaracnoide aneurismática (HSA). A TC é altamente sensível para detectar hemorragias nas primeiras 6 horas e é geralmente superior à ressonância magnética (RM) FLAIR nesse período. A RM FLAIR, embora útil em algumas situações, pode ser mais difícil de realizar em emergências devido à necessidade de tempo maior e não é tão sensível quanto a TC nas primeiras horas.
análise das demais alternativas
[A]: A sequência FLAIR na ressonância magnética não é o exame de escolha para o diagnóstico inicial de HSA aneurismática, especialmente nas primeiras horas após o início dos sintomas. A TC sem contraste é mais sensível nesse período inicial.
[C]: A angiorressonância magnética (angio-RM) é uma técnica útil para localizar aneurismas, mas não é o exame inicial de escolha para confirmação de HSA. A TC com contraste ou a angiografia por tomografia computadorizada (angio-TC) são mais comumente utilizadas inicialmente.
[D]: A escala de Marshall é utilizada para avaliar a gravidade de traumatismos cranioencefálicos, não sendo aplicável para a avaliação de hemorragia subaracnoide aneurismática (HSA). O prognóstico da HSA é mais comumente avaliado com outras escalas, como a escala de Hunt-Hess.
[E]: A escala de Hunt-Hess é utilizada para classificar a gravidade da hemorragia subaracnoide aneurismática com base nos sinais clínicos, mas não é usada para avaliar a quantidade de sangue ou o risco de vasoespasmo diretamente. O risco de vasoespasmo é monitorado por métodos clínicos e de imagem, como o ultrassom transcraniano.
resumo: A TC sem contraste é o exame mais sensível para diagnóstico de HSA nas primeiras 6 horas após o início dos sintomas. A RM FLAIR, embora útil em casos posteriores, não é superior à TC nesse período inicial.
pontos chave
◊ A TC sem contraste é o exame inicial de escolha para diagnóstico de HSA aneurismática nas primeiras horas.
◊ A RM FLAIR não é o exame mais sensível para HSA nas primeiras horas, sendo inferior à TC nesse período.
◊ A angiorressonância magnética (angio-RM) não é o exame inicial de escolha para HSA, sendo preferível a TC com contraste ou angio-TC.
◊ A escala de Marshall é utilizada para avaliação de traumas cranioencefálicos, não sendo aplicável para HSA aneurismática.
◊ A escala de Hunt-Hess classifica a gravidade clínica da HSA, mas não o risco de vasoespasmo ou a quantidade de sangue.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo