Um homem, que é enfermeiro há doze anos, tem ciência de sua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068728 Enfermagem
Um homem, que é enfermeiro há doze anos, tem ciência de suas atividades, as quais são asseguradas pelo Decreto n.° 94.406/1987, regulamentado pela Lei n.° 7.498/1986.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta atividade(s) privativa(s) de enfermeiros.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

É função privativa do enfermeiro o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem. Alternativa A está correta.

A prescrição de medicamentos estabelecidos pela saúde PÚBLICA (não privada) regulamentados pela instituição de saúde é privativa do enfermeiro dentro da equipe de enfermagem. Alternativa B está errada.

A enfermagem não tem relação com o Conselho Federal de Medicina. Alternativa C está errada.

A função do enfermeiro não é construir o hospital, é trabalhar nele. Alternativa D está errada.

É atividade privativa do enfermeiro cuidados de enfermagem de MAIOR complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas. Alternativa E está errada.


Gabarito do Professor: Letra A


Bibliografia

Brasil. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra A, pois o Decreto n.° 94.406/1987 regulamenta a Lei n.° 7.498/1986, a qual define as atividades privativas dos enfermeiros. Dentre essas atividades, está o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem. Ou seja, essas atividades são privativas dos enfermeiros e não podem ser executadas por outros profissionais da saúde. É importante que o enfermeiro tenha ciência dessas atividades para que possa exercer sua profissão de maneira correta e dentro da lei. As demais alternativas apresentadas não são atividades privativas de enfermeiros, sendo algumas delas atividades exclusivas de outros profissionais da saúde.

LETRA A

 

Art. 8º. Ao Enfermeiro incumbe:

     I - privativamente:

a)direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

b)organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

c)planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

d)consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

e)consulta de enfermagem;

f)prescrição da assistência de enfermagem;

g)cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

h)cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo