Considere que o parâmetro α, mencionado no texto, tenha um ...
Texto para a questão.
Considere que Y1, Y2, ..., Yn seja uma amostra aleatória simples de uma população cuja distribuição é dada pela função de densidade f(y) = λ exp [-λ (y - α)], se y ≥ α; e f(y) = 0, se y < α, em que λ > 0 e -∞ < α < +∞ são os parâmetros da distribuição. Considere ainda as estatísticas a seguir.
Y(1) = min(Y1, Y2, ..., Yn)
Y(n) = max(Y1, Y2, ..., Yn)
I é um estimador não tendencioso para a média populacional. II O erro quadrático médio do estimador para a média populacional é igual a 1/λ2. III O erro padrão de é igual a λ/√n
A quantidade de itens certos é igual a
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A função f(y)=λexp[−λ(y−α) descreve a densidade de probabilidade de uma variável aleatória que segue uma distribuição exponencial com parâmetro de taxa λ e deslocamento α.
A distribuição exponencial é frequentemente usada para modelar o tempo entre eventos em um processo de Poisson, onde os eventos ocorrem de forma contínua e independentemente com uma taxa média constante λ. Quando α=0, a distribuição é chamada de exponencial padrão.
A média populacional (μ) é dada por:
μ=1/λ+α logo ybarra eh um estimador tendencioso.. o que torna a assertiva I incorreta
a duvida que paira no ar eh: qual assertiva estaria correta: a II ou a III?
aparentemente, esta correta somente a assertiva III, pois:
O Erro Quadrático Médio (MSE) não é aplicável diretamente à densidade de probabilidade f(y)=λexp[−λ(y−α)], pois o MSE é uma métrica utilizada para avaliar o desempenho de modelos de previsão, comparando as previsões do modelo com os valores reais.
MSE = ∑(yi−y^i)2 /n
letra B - somente o item III esta correto
A única afirmativa correta é a I.
Vamos justificar:
I. A média amostral é sempre não-viesada para a média populacional, independentemente da distribuição da variável aleatória. De fato, basta notar que: E(média amostral) = 1/n * E(soma de Xi) = 1/n * nE(Xi) = E(Xi). Isso é válido para qualquer distribuição com relação a qual estejamos tomando a esperança.
II. O EQM de um estimador é dado pela soma do viés e da variância desse estimador. Nesse caso, o viés da média amostral é zero, porém, sua variância será igual a: 1/n * V(Y), o que difere da expressão do enunciado, que não inclui o n.
III. O erro-padrão do estimador é igual ao desvio-padrão do estimador dividido pela raiz do número de observações da amostra. No caso, como Y é uma exponencial, V(Y) = 1/lambda², logo, o erro-padrão da média amostral seria 1/lambda * 1/n^(1/2)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo