Um servidor lotado na unidade de auditoria interna (Audint) ...
I. pode ser um trabalho de certificação ou de relatório direto, mas não ambos ao mesmo tempo; II. pode cobrir uma ampla variedade de objetos e pode ser realizada para fornecer asseguração razoável ou limitada; III. pode ser realizada separadamente, de maneira regular ou ad hoc, como auditoria distinta, relacionada a um objeto específico; IV. quando combinada com auditoria operacional, o foco principal da auditoria deve ser a avaliação do desempenho.
O auditor-chefe revisou a minuta e esclareceu ao servidor que eram condizentes com as Normas de Auditoria do Setor Público (NBASP) somente os itens:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Embora não prejudique a questão, é importante lembrar que as NBASP foram publicadas para orientar os auditores dos Tribunais de Contas e não as auditorias internas. Estas tem suas próprias normas aplicáveis, como as normas do Instituto dos Auditores Internos (IIA).
Bom, mas sobre a auditoria de conformidade, a NBASP 400 é quem estabelece os princípios fundamentais a respeito e é a ela que recorreremos para responder esta questão. Vamos aos itens!
I - Incorreto. A auditoria de conformidade, de fato pode ser um trabalho de certificação ou de relatório direto, mas também pode ser ambos ao mesmo tempo. Segundo o item 15 da NBASP 400:
15. A auditoria de conformidade pode cobrir uma ampla variedade de objetos e pode ser realizada para fornecer asseguração razoável ou limitada, utilizando diversos tipos de critérios, procedimentos de obtenção de evidências e formatos de relatório. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação ou de relatório direto, ou ambos ao mesmo tempo. O relatório de auditoria pode o ser apresentado em forma longa ou curta e as conclusões podem ser expressas de várias formas: como uma declaração escrita, simples e clara, de opinião sobre a conformidade, ou como uma resposta mais elaborada a questões específicas de auditoria.
II - Correto. Como vimos no item 15 acima.
III - Correto. Conforme o item 25 da NBASP 400:
25. As auditorias de conformidade podem também ser planejadas, realizadas e relatadas separadamente das auditorias de demonstrações financeiras e das auditorias operacionais. As auditorias de conformidade podem ser realizadas separadamente, de maneira regular ou ad hoc, como auditorias distintas e claramente definidas, relacionada a um objeto específico.
IV - Incorreto. Na verdade, tudo dependerá do objetivo da auditoria. E, então, o auditor deve usar o julgamento profissional para decidir. Segundo o FINAL DO ITEM 26 da NBASP 400:
Auditoria de conformidade combinada com auditoria operacional:
Portanto, apenas os itens II e III estão corretos.
Gabarito:
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito : C
Erro da I - ISSAI 100 - item 30. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.
Erro da IV - NBASP 400
26. Quando a auditoria de conformidade é parte de uma auditoria operacional, a conformidade é vista como um dos aspectos de economicidade, eficiência e efetividade?. A não conformidade pode ser a causa de, ou uma explicação para, ou ainda uma consequência do estado das atividades que constituem o objeto da auditoria operacional. Nesse tipo de auditoria combinada, os auditores devem usar seu julgamento profissional para decidir se o foco principal da auditoria é o desempenho ou a conformidade, e se devem aplicar as ISSAl sobre auditoria operacional, de conformidade, ou ambas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo