A respeito das ideias, dos sentidos e dos aspectos linguísti...
No texto, o autor defende que o pensamento racional e o pensamento religioso estiveram relacionados.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
Leia: "A crença na autoridade divina para orientar decisões humanas levou a um acúmulo acelerado de conhecimentos empíricos sobre o mundo, sob a forma de preceitos, mitos, dogmas, rituais e práticas. Ainda que apoiada em coincidências e superstições de todo tipo, essa crença foi o embrião de nossa racionalidade."
Logo, compreende-se do texto que a crença em algo maior foi o pontapé para a racionalidade humana.
Gabarito: CERTO
O autor do texto sugere que o pensamento racional e o pensamento religioso estiveram relacionados ao longo do desenvolvimento da cultura humana. Ele discute como a crença na autoridade divina influenciou a acumulação de conhecimentos empíricos sobre o mundo, levando ao desenvolvimento de preceitos, mitos, dogmas, rituais e práticas. O autor argumenta que, apesar de ser apoiada em coincidências e superstições, essa crença religiosa foi o embrião da nossa racionalidade, demonstrando uma conexão entre o pensamento religioso e o processo de desenvolvimento cultural.
Gabarito: Certo
No trecho: "A crença na autoridade divina para orientar decisões humanas levou a um acúmulo acelerado de conhecimentos empíricos sobre o mundo, sob a forma de preceitos, mitos, dogmas, rituais e práticas.", podemos perceber essa relação entre pensamento racional e religioso.
A alternativa correta é **certo**.
O autor defende que o pensamento racional e o pensamento religioso estiveram relacionados a partir do momento em que a crença na autoridade divina para orientar decisões humanas levou a um acúmulo acelerado de conhecimentos empíricos sobre o mundo. Ou seja, o autor defende que o pensamento religioso foi um impulsionador do pensamento racional, pois levou as pessoas a buscarem explicações para o mundo ao seu redor.
O referente textual que comprova tal resposta é o seguinte:
"A crença na autoridade divina para orientar decisões humanas levou a um acúmulo acelerado de conhecimentos empíricos sobre o mundo, sob a forma de preceitos, mitos, dogmas, rituais e práticas. Ainda que apoiada em coincidências e superstições de todo tipo, essa crença foi o embrião de nossa racionalidade. Causas e efeitos foram sendo aprendidos pela corroboração ou não da eficácia dos símbolos religiosos."
Portanto, o autor defende que o pensamento racional e o pensamento religioso estiveram relacionados, pois o pensamento religioso foi um impulsionador do pensamento racional.
Qual a tipologia textual?
Se o autor defende, é dissertativo argumentativo?
Achei que era expositivo.. Alguém me dá uma luz?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo