Eduardo e Mônica, pais dos gêmeos Ricardo e Joana, sempre go...
Eduardo e Mônica, pais dos gêmeos Ricardo e Joana, sempre gostaram da música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. Eles sonhavam que seus filhos pudessem interpretar, algum dia, os grandes clássicos desses compositores. Quando o menino e a menina completaram dez anos, Eduardo e Mônica resolveram procurar um professor que conhecesse bastante daquele repertório. Entre várias indicações de amigos, seria adequado que eles contratassem um professor que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a escolha de um professor de música que possa ensinar crianças a interpretar os clássicos de compositores brasileiros famosos, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. Esses compositores são ícones do choro, um gênero musical brasileiro. Para resolver a questão, é necessário entender que o gênero choro está associado ao uso de instrumentos específicos e a um estilo particular de interpretação musical.
A alternativa correta é a C: "tocasse violão de sete cordas e conhecesse profundamente a linguagem do choro". Esta é a resposta certa porque o violão de sete cordas é um instrumento tradicionalmente associado ao choro, e um professor que conhece profundamente este estilo será mais adequado para ensinar as crianças a interpretar as obras dos compositores mencionados no texto de apoio.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - "fosse excelente guitarrista de heavy metal com muito conhecimento acerca dos pedais e dos amplificadores." Esta alternativa está errada porque o heavy metal é um gênero musical completamente diferente do choro, que não utiliza guitarras elétricas, pedais ou amplificadores.
B - "fosse pianista erudito com dois anos de especialização em Viena e em Paris." Embora o piano possa ser usado em diferentes gêneros musicais, a especialização em música erudita europeia não está diretamente relacionada ao choro brasileiro.
D - "fosse violoncelista e adorasse as suítes barrocas." O violoncelo e a música barroca têm pouco a ver com o choro, que tem suas raízes na música popular brasileira.
E - "fosse especialista em manifestações folclóricas como o cordel e a catira." Embora manifestações folclóricas sejam importantes culturalmente, elas são diferentes do choro e não se relacionam diretamente com o repertório dos compositores mencionados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo