De acordo com Vygotsky, a relação que pode ser percebida en...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: FUNPAPA Prova: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Pedagogo |
Q1101606 Pedagogia
De acordo com Vygotsky, a relação que pode ser percebida entre a fala e a ação muda ao longo do desenvolvimento cognitivo, sendo possível identificar algumas fases dessa relação: a fase da fala social; a fase da fala egocêntrica; a fase da fala interior. Sobre essas fases, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As fases da relação entre a fala e ação, segundo Vygotsky, são marcantes no desenvolvimento cognitivo infantil. Vamos compreender cada uma delas:

  • Fase da Fala Social: Esta fase é caracterizada pela interação da criança com as outras pessoas ao seu redor. A comunicação é direta e está vinculada a contextos sociais, ocorrendo até por volta dos três anos de idade. Ela é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento social.
  • Fase da Fala Egocêntrica: Durante essa fase, a criança começa a expressar seus pensamentos em voz alta, mas ainda sem a intenção clara de comunicar-se com os outros. Essa fala é uma transição, onde a criança fala para si mesma enquanto realiza suas atividades. Com o tempo, essa fala egocêntrica vai diminuindo e transformando-se em fala interna.
  • Fase da Fala Interior: A fala interna é o diálogo que a pessoa tem consigo mesma. Ela é fundamental para o planejamento e resolução de problemas internamente, ocorrendo de maneira silenciosa e é um passo além da fala egocêntrica. Diferente do que uma das alternativas sugere, essa fase não está restrita a uma faixa etária específica, mas continua a se desenvolver ao longo da vida.

A alternativa correta é a Letra E, que afirma que a fase da fala social se desenvolve até a criança completar os seus três anos de idade. Esta fase é crucial para o início do desenvolvimento linguístico e do pensamento social.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

adaptação( Professora: Messiane Dias)

como este pequno trecho da pra enteder a questão.

De acordo com Vygotski (1993), o desenvolvimento da linguagem ocorre em três estágios: linguagem externa, egocêntrica e interna. A linguagem externa ( 1ª social) tem a função de comunicação, de estabelecer relações entre a criança e as pessoas que a rodeiam. A linguagem (2ª egocêntrica) é uma fase transitória entre linguagem externa (social) e interna( 3ª interior) : é um elemento constitutivo da atividade prática da criança, que organiza o pensamento, permitindo planejar sua ação. Paulatinamente, a linguagem egocêntrica muda de função, convertendo-se em linguagem internalizada. Nesse momento, o indivíduo alcança uma nova forma de pensar, que é o pensamento verbal. Assim, a fala, geneticamente social, no decorrer do desenvolvimento do indivíduo, passa a ser individual. Conforme a linguagem se desenvolve, modifica-se o pensamento que, uma vez modificado, também interfere no desenvolvimento da linguagem.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300007

A- a fase da fala (egocêntrica) (interior) acompanha as ações que a criança realiza, de maneira des(ordenada).

B- a fase da fala (interior) ( social) antecede a ação e atua como auxiliar de um plano de ação já concebido, porém ainda não colocado em prática.

C- na fase da fala egocêntrica( transição) , a fala externa vai se transformando em fala interna.

D- a fase da fala interior ocorre a partir dos (três anos) (6 anos) e vai até os seis anos de idade da criança.

E- a fase da fala social se desenvolve até a criança completar os seus três anos de idade.(correta)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo