De acordo com as contribuições psicanalíticas, a estrutura ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para a psicanálise, existem três estruturas psíquicas possíveis pelas quais o sujeito pode “estar": neurose, psicose e perversão. Tais estruturas estão relacionadas com a forma defensiva que o sujeito lida com a angústia da castração e irão depender da atuação das figuras parentais, principalmente na fase do Complexo de Édipo, momento que o sujeito lida com a castração.
Na neurose o sujeito recalca; na perversão o sujeito denega; na psicose o sujeito foraclui.
GABARITO DA PROFESSORA: LETRA C
Fonte: Machado, P.E (2018). As estruturas clínicas na visão da psicanálise. Revista online Psicologias do Brasil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O complexo de Édipo é anterior a formação da estrutura psíquica. Ele diz respeito aos desejos amorosos em relação a mãe, e hostis em relação ao pai. O que determina a estrutura psíquica é a forma com que o sujeito lida com a impossibilidade de satisfazer esses desejos, ou seja, a forma com que ele lida com a castração.
A forma como o sujeito lida com a castração simbólica define três estruturas psíquicas possíveis: neurose, psicose e perversão.
Na neurose, o sujeito reconhece a falta, mas isso gera conflitos internos e sintomas. O neurótico lida com a castração através do recalcamento, que é o mecanismo psíquico de afastar do consciente o que é intolerável; na psicose, há uma rejeição da castração (foraclusão), resultando na desorganização da realidade (delírios e alucinações); e na perversão, o sujeito reconhece a castração, mas tenta subvertê-la, adotando uma postura de transgressão e negação da falta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo