No que se refere aos documentos psicológicos, assinale a opç...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá! Vamos entender a questão sobre documentos psicológicos com base nas resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
Alternativa correta: B
A alternativa correta é a B, pois, de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia, é obrigatória a especificação da finalidade do documento quando se trata de uma declaração. Este documento deve ser claro sobre o objetivo para o qual está sendo emitido, garantindo transparência e precisão no seu uso.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - "A declaração é o documento psicológico mais objetivo entre todos os outros, nela devendo constar o registro sucinto de sintomas ou o funcionamento psicológico da pessoa atendida."
Essa alternativa está incorreta. A declaração é um documento sucinto e objetivo, mas não necessariamente deve conter sintomas ou funcionamento psicológico detalhado da pessoa. Ela é usada para atestar uma informação específica, como a presença em uma sessão ou a participação em um evento.
C - "O atestado psicológico é um documento fundamentado em um diagnóstico psicológico ou nosológico, com o fim de afirmar o funcionamento psicológico de quem o solicita."
O atestado psicológico realmente pode ser baseado em um diagnóstico, mas esse não é seu objetivo principal. Ele é utilizado para declarar um estado ou condição específica, como a necessidade de afastamento do trabalho, e não para afirmar o funcionamento psicológico de forma abrangente.
D - "A elaboração do relatório multiprofissional é documento privativo do psicólogo, apesar de ser resultante de atuação deste profissional em contexto multiprofissional."
Esta afirmação é incorreta. O relatório multiprofissional não é um documento privativo do psicólogo. Ele é elaborado no contexto de uma equipe multiprofissional e pode envolver contribuições de diferentes profissionais de saúde.
E - "O relatório psicológico consiste em documento psicológico que apresenta a descrição pormenorizada dos registros de sessão, explicitando a demanda de atendimento, os procedimentos, assim como conclusões e encaminhamentos."
Embora o relatório psicológico possa conter muitos desses elementos, não é necessariamente uma descrição detalhada de cada sessão. Ele foca mais nas conclusões e encaminhamentos relevantes ao atendimento do cliente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO CFP 06/2019
DECLARAÇÃO
Estrutura:
§ 2.º A declaração deve apresentar as informações da estrutura detalhada abaixo, em forma de itens ou texto corrido:
I - Título: "Declaração"
II - Expor no texto:
a) Nome da pessoa atendida: identificação do nome completo ou nome social completo;
b) Finalidade: descrição da razão ou motivo do documento;
c) Informações sobre local, dias, horários e duração do acompanhamento psicológico.
III - O documento deve ser encerrado com indicação do local, data de emissão e carimbo, em que conste nome completo ou nome social completo da(o) psicóloga(o), acrescido de sua inscrição profissional e assinatura.
GABARITO: B
Letra a) A declaração é o documento psicológico mais objetivo entre todos os outros, nela devendo constar o registro sucinto de sintomas ou o funcionamento psicológico da pessoa atendida. - Incorreta
Conforme Resolução CFP 06/2019:
Art. 9º - declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade
registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço
realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações:
I - Comparecimento da pessoa atendida e seu acompanhante;
II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização;
III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários.
§1º - É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na
declaração.
Letra b) No que se refere à declaração, é obrigatória a especificação da finalidade do documento. - Correta
Vide explicação acima
Letra c) O atestado psicológico é um documento fundamentado em um diagnóstico psicológico ou nosológico, com o fim de afirmar o funcionamento psicológico de quem o solicita. - Incorreta
Art. 10 - Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
Letra d) A elaboração do relatório multiprofissional é documento privativo do psicólogo, apesar de ser resultante de atuação deste profissional em contexto multiprofissional.
Art. 12 - O relatório multiprofissional é resultante da atuação da(o) psicóloga(o) em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos.
Letra e) O relatório psicológico consiste em documento psicológico que apresenta a descrição pormenorizada dos registros de sessão, explicitando a demanda de atendimento, os procedimentos, assim como conclusões e encaminhamentos.
Art. 11
III - O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações
RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019
- A especificação da finalidade do documento é essencial e refere-se a um item obrigatório. É por meio da identificação da finalidade ou motivo do documento que o psicólogo se resguarda em relação ao uso dado ao documento depois de sua entrega (CFP, 2019).
Vejamos a correção das demais assertivas:
- a) é vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na declaração;
- c) fundamentado em diagnóstico psicológico apenas, não corresponde a diagnóstico nosológico;
- d) a elaboração do relatório multiprofissional não é privativa do psicólogo;
- e) os documentos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados;
Gabarito: B
A
A declaração é o documento psicológico mais objetivo entre todos os outros, nela devendo constar o registro sucinto de sintomas ou o funcionamento psicológico da pessoa atendida.
B
No que se refere à declaração, é obrigatória a especificação da finalidade do documento. = Finalidade da declaração: descrição da razão ou motivo do documento. (Resolução CFP, 06 de 2009, Art. 9o., §2o).
C
O atestado psicológico é um documento fundamentado em um diagnóstico psicológico ou nosológico, com o fim de afirmar o funcionamento psicológico de quem o solicita.
D
A elaboração do relatório multiprofissional é documento privativo do psicólogo, apesar de ser resultante de atuação deste profissional em contexto multiprofissional.
E
O relatório psicológico consiste em documento psicológico que apresenta a descrição pormenorizada dos registros de sessão, explicitando a demanda de atendimento, os procedimentos, assim como conclusões e encaminhamentos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo