Os homens que lideraram o processo nacional de independência...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087737 História
Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina, de uma maneira geral, estavam imbuídos do ideário burguês liberal como justificativa de seus atos. Alguns, penso eu, acreditavam profundamente naquilo que pregavam. Em nome das ideias de liberdade, igualdade jurídica, legitimidade de propriedade privada, dentre outras, fizeram a independência e aceitaram mesmo algumas alterações mais profundas nas relações sociais, porque tiveram que enfrentar situações limites.
(PRADO, 1994. P. 70.)
Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os líderes do movimento de independência na América Latina frequentemente endossavam o ideário burguês liberal, que incluía princípios como liberdade, igualdade jurídica e a legitimidade da propriedade privada. Eles utilizaram essas ideias como justificativa para suas ações e em muitos casos, acreditavam veemente nelas. Durante o processo de independência, aceitaram algumas mudanças significativas nas relações sociais, especialmente quando confrontados com circunstâncias extremas.

Além desses aspectos liberais, outro ponto importante a destacar no contexto da independência da América Latina e na formação dos Estados Nacionais é a permanência de grandes contrastes sociais, que foram mantidos mesmo após a reestruturação administrativa e política.

Assim, a alternativa correta é a letra C - A permanência de imensos contrastes sociais que acabaram se sustentando na nova organização administrativa e política. Esta escolha reflete a realidade de que, apesar das mudanças políticas e da retórica de liberdade e igualdade, as desigualdades sociais persistiram e, em muitos casos, foram perpetuadas pelas novas estruturas de governo que se formaram após a independência.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra C.

A manutenção de constrastes sociais herdados da estrutura Ibérica foi uma marca na construção das nações independentes latinoamericanas. Inicialmente, a bandeira da independencia estava conjugada com a da liberdade, igualdade jurídica e legitimidade de propriedade privada, todavia, não foi o que se viu após o período. Este último largamente marcado por ditaduras republicanas e/ou convulsões sociais que tinham a frente os caudilhos e mandonismos locais, ligados a abertura de seus mercados aos interesses de nações europeias (principalmente Reino Unido e França) ou aos Estados Unidos.

Vamos lá, se você achou dificultosa a resolução ou interpretação da questão, saiba que não está sozinho e fique calmo.

Dentro do contexto temporal-histórico apresentado pela questão percebe-se que além do ideal burguês liberal da época, é de conhecimento geral que após diversas rebeliões e mudanças de poderes, a manutenção da ordem social foi mantida em seu status quo, mantendo seus contrastes e mudando quase nada para as classes menos favorecidas

Não esqueça disso para as próximas questões

VAMOS EM FRENTE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo