BRASÍLIA (Reuters) – A Cúpula do Mercosul foi encerrada nest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087738 História
BRASÍLIA (Reuters) – A Cúpula do Mercosul foi encerrada nesta sexta-feira em Brasília sem uma declaração presidencial final, em meio a mais uma crise entre os membros frente a divergências sobre negociações comerciais fora do bloco e a decisão de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC), aplicada a produtos de países de fora. Ao final de dois dias de reuniões em Brasília, apesar dos avanços em um dos temas até agora mais difíceis, que é a redução da TEC, o governo uruguaio decidiu que só assinaria a declaração, onde constaria a possibilidade de redução da TEC, se os demais países concordassem em aludir, no texto, à permissão para que o Uruguai iniciasse negociações de acordos comerciais independentes, sem os demais membros do bloco.
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/ 2021/12/17/cupula-do-mercosul-termina-sem-declaracao-presidencial-por-divergencias-com-uruguai. 17/12/2021 18h23. Por Lisandra Paraguassu.)
O Mercosul (Mercado Comum do Sul), que completou trinta anos da sua criação em 2021, preconiza, além da ideia explícita no trecho:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Cúpula do Mercosul, realizada em Brasília, terminou sem a emissão de uma declaração presidencial conjunta. O motivo central foram as divergências relacionadas à negociações comerciais individuais fora do bloco e à proposta de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC). O Uruguai, por sua vez, colocou como condição para aderir ao texto da declaração a inclusão de uma cláusula que permitiria ao país iniciar negociações de acordos comerciais de forma independente, sem depender do consenso dos demais membros do Mercosul.

Alternativa correta: A - A união aduaneira, mesmo que com algumas limitações, é um dos pilares do Mercosul. Isso inclui a facilitação da circulação de pessoas entre os países-membros, visando a integração regional.

As demais alternativas não correspondem às diretrizes ou objetivos do Mercosul:

  • B - O bloco não tem como meta o financiamento universal de programas de intercâmbio educacional ou a unificação cultural pan-americana.
  • C - Embora haja uma coordenação de políticas macroeconômicas, o objetivo do Mercosul é justamente reduzir as barreiras alfandegárias entre os países associados, e não mantê-las rígidas.
  • D - O Mercosul respeita as particularidades políticas das nações, mas essa não é uma ideia explícita ou específica relacionada ao funcionamento da união aduaneira ou a integração econômica do bloco.

Essa questão destaca a importância da integração e cooperação entre os países do Mercosul, além de evidenciar os desafios que surgem quando os membros têm visões divergentes sobre o caminho a seguir, especialmente no que tange à abertura comercial e à autonomia nas negociações externas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Mercosul nada mais é do que um acordo que estabelece uma união aduaneira entre os países participantes. Dessa forma, determina que haja livre comércio e política comercial comum (cobra-se a mesma quota de importações entre países terceiros e tarifa zero entre os membros). O livre comércio prevê a circulação de mercadorias, pessoas.

Resposta letra A.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional com o segmento inicial de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Outros países da América do Sul encontram-se associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Republica Peruana e Suriname.

O Mercosul foi fundado a partir do Tratado de Assunção em 26 de março de 1991 com o objetivo de impulsionar diferentes acordos em matéria migratória, trabalhista, cultural e social entre estes países. O Mercosul ainda possui um Fundo Financeiro de financiamento próprio dos países do Mercosul e tem como objetivo reduzir as assimetrias do bloco (Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL - FOCEM).

Fonte:

https://www.mercosur.int/pt-br/quem-somos/em-poucas-palavras/

https://www.mercosur.int/pt-br/temas/focem/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo