O trecho a seguir do espanhol Bernal Díaz Del Castillo des...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087742 História
O trecho a seguir do espanhol Bernal Díaz Del Castillo descreve uma cena na capital asteca Tenochtitlan: 
O burburinho e o ruído do mercado... podia ser ouvido até quase uma légua de distância... uma multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como uma imensa quantidade de mercadorias... Cada espécie tinha seu lugar particular, que era distinguido por um sinal. Os artigos consistiam em ouro, prata, joias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou não, sandálias e outras manufaturas de raízes e fibras de juta, grande número de escravos homens e mulheres, muitos dos quais estavam atados pelo pescoço, com gargalheiras, a longos paus.
(PINSKY, 2007.)
No contexto da apropriação da América pelos europeus, pode-se perceber diferenças, bem como semelhanças circunstanciais, no que diz respeito aos processos nas diversas regiões do continente. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A descrição feita por Bernal Díaz Del Castillo nos revela a efervescência e a organização do mercado asteca em Tenochtitlan. A cena é marcada por um burburinho e ruído audível a quase uma légua de distância, evidenciando a vastidão do comércio local. Este era um espaço onde a ordem prevalecia, e cada tipo de mercadoria tinha seu lugar específico, identificado por sinais distintos.

Entre os artigos comercializados, encontravam-se ouro, prata, joias, plumas, mantas, chocolate, peles, sandálias, produtos feitos de raízes e fibras de juta, além de um grande número de escravos, tanto homens quanto mulheres, alguns dos quais estavam atados pelo pescoço com gargalheiras a longos paus.

Diante do contato com os europeus, houve uma mistura de reações, incluindo estranheza e perplexidade por parte dos estrangeiros, que não esperavam encontrar tal desenvolvimento. É importante destacar que o cenário descrito por Castillo reflete um aspecto particular da América pré-colombiana, e não um quadro socioeconômico comum a todo o território que viria a ser usurpado pelos conquistadores ibéricos.

Portanto, a alternativa correta é a letra A, que menciona a surpresa dos estrangeiros diante do avançado desenvolvimento do comércio asteca, um fato que contradiz as suposições prévias de que tais sociedades eram menos complexas ou desenvolvidas do que as europeias da época.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentando as Alternativas.

a) O movimento do mercado causou estranheza nos colonizadores espanhóis, pois eles imaginavam que o povo asteca era primitivo, selvagem e não tinham conhecimentos a respeito do comércio e outros artefatos que eles comercializavam no mercado, inclusive os escravos conquistados através das guerras contra povos menores. CORRETA

b) Negativo, de uma maneira geral eles imaginavam encontrar tribos indígenas subdesenvolvidas, primitivas e não foi o que encontraram na capital asteca do império de Montezuma. ERRADO

c) Não havia comercio entre os indígenas da américa conhecido como ´´novo mundo´´, havia comercio entre Europa e Ásia através das índias orientais onde havia muitas especiarias e outras coisas que interessavam os europeus. ERRADO

d) Pelo contrário como diz o relato do cronista, eles tinham acabado de chegar no mercado e se depararam com esse movimento do comércio se assustaram com a capacidade os astecas. ERRADO

  1. ujuyjuju

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo