Com relação ao abuso sexual infantil (ASI), assinale a opção...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No artigo intitulado “Abuso sexual infantil: indicadores de risco e conseqüências no desenvolvimento de crianças”, BORGES e DELLAGLIO (2008) investigam as características do contexto do abuso sexual infantil (ASI) e da revelação, as conseqüências no desenvolvimento das crianças e a presença de indicadores de risco nas famílias.
Segundo as autoras, dados de pesquisas suportam a evidência de que:
(a) o ASI seja considerado um sério problema de saúde pública;
(b) ocorre predominantemente no contexto familiar da vítima, caracterizando uma situação incestuosa;
(c) meninas tendem a serem mais vítimas deste tipo de maus-tratos; e
(d) explicita um segredo familiar, sendo em muitos casos perpetuado ao longo de anos ou de gerações, devido à dificuldade da criança e da família em romper o ciclo de violência.
Vamos ver os erros das demais alternativas:
A) A inexistência de nexo causal comprovado entre o ASI e as situações de alteração do Desenvolvimento Infantil impede de se considerar o ASI um fator de risco para o desenvolvimento.
ERRADO. O abuso sexual infantil (ASI) é considerado um evento traumático e pode ser um fator de risco para o desenvolvimento, devido às severas seqüelas emocionais, comportamentais, sociais e cognitivas associadas a sua ocorrência.
C) Os fatores de proteção mais efetivos frente ao ASI são aqueles que criam espaços de fala técnica e rodas de conversa destinados simultaneamente aos ofensores e às vítimas.
ERRADO. Reação familiar positiva frente ao abuso, suporte materno, vínculo afetivo com um cuidador não-abusivo e a presença de uma rede de apoio social e afetiva têm sido apontados como fatores de proteção aos efeitos do ASI.
D) O comportamento sexual inapropriado da criança, sentimentos de desamparo, carência de proximidade são alguns dos elementos que justificam a ação dos ofensores contra ela.
ERRADO. Comportamento sexual inapropriado, baixa auto-estima, sentimentos de desamparo, ódio e medo, relações interpessoais disruptivas, tendências suicidas, isolamento, fugas de casa, dificuldade de confiar no outro e estabelecer relações interpessoais têm sido descritos como as principais conseqüências.
E) O segredo familiar é um mecanismo de defesa decorrente da transmissão intergeracional e garante a manutenção psíquica dos padrões familiares, mesmo diante do ASI.
ERRADO. Entre gerações, como apontado anteriormente.
BORGES, Jeane Lessinger; DELLAGLIO, Débora Dalbosco. Abuso sexual infantil: indicadores de risco e conseqüências no desenvolvimento de crianças. Interam. j. psychol., Porto Alegre , v. 42, n. 3, p. 528-536, dez. 2008 .
GABARITO: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
36% das pessoas erraram essa questão... eu tenho muito medo disso
Gab B
O ASI é um problema de saúde pública cuja ocorrência é prevalente na família, associada a situações incestuosas, tendo meninas como vítimas mais frequentes.
Qualo erro da E?
Provavelmente o erro da alternativa E está na palavra Intergeracional (dentro de uma geração). A transmissão do segredo familiar se dá de forma transgeracional, ou seja, para as gerações ascendentes ou futuras.
Acertei a questão, mas gostaria de saber o erro da E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo