Assinale a alternativa que diz respeito às motivações para q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEAP-DF Prova: IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História |
Q458693 História
Assinale a alternativa que diz respeito às motivações para que a chamada Coluna Prestes percorresse quase de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta destaca a jornada histórica conhecida como Coluna Prestes, liderada por Luiz Carlos Prestes. Esta expedição foi uma manifestação de militares que se opunham ao cenário político da época e tinham o objetivo de promover mudanças significativas no país.

É importante esclarecer que a Coluna Prestes não estava lutando contra o governo de Getúlio Vargas, mas sim contra as oligarquias que dominavam a política brasileira anteriormente, ainda na década de 1920, antes da chegada de Vargas ao poder. A marcha ocorreu entre os anos de 1925 e 1927, e o governo de Vargas teve início somente em 1930. Portanto, a associação com o comunismo e a luta contra Vargas nesse contexto está equivocada.

O movimento tinha como uma de suas principais motivações a busca por uma reforma política e social, que incluía a luta contra a corrupção e por uma maior justiça social. A Coluna Prestes percorreu quase 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, propagando essas ideias e tentando incitar a população a apoiar as mudanças propostas.

Portanto, a alternativa correta deveria mencionar que a Coluna Prestes era um movimento de caráter reformista e não uma tentativa de implementação do comunismo através da guerrilha, como erroneamente sugerido na alternativa apresentada.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Prestes fez correr em todo Brasil a situação e motivação em suas viagens através dos meios de comunicação existentes na época

Gab: C

 Dois importantes líderes do movimento foram presos por forças legalistas: Juarez Távora, durante conflito no Ceará, e Paulo Krüger. Então, é correto afirmar que a Coluna nunca perdeu nenhuma batalha?

A Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. 

Os caras foram exilados e nunca perderam uma batalha? Beleza!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo