A Constituição de 1937 fundou uma fase política que ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender a questão sobre o Estado Novo e as suas características políticas específicas. A pergunta está relacionada ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil sob a Constituição de 1937, que estabeleceu um regime autoritário.
Alternativa Correta: C - Executivo legislava por decretos leis - Fortalecimento da repressão política.
Justificativa:
Durante o Estado Novo, o Executivo tinha amplos poderes, e Vargas governava por meio de decretos-leis, sem a necessidade de passar pelo Legislativo. Isso permitiu que ele tomasse decisões rapidamente e de forma centralizada.
Além disso, houve um fortalecimento da repressão política. O governo de Vargas utilizou-se de instrumentos repressivos para silenciar opositores e controlar a população, como a censura e a atuação da polícia política.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Só o parlamento poderia elaborar leis - Suspensão das liberdades civis. Incorreta porque o parlamento não teve liberdade para legislar; o governo de Vargas centralizou esse poder no Executivo. A suspensão das liberdades civis, entretanto, realmente ocorreu.
B - Dissolução dos órgãos parlamentares - Pleno funcionamento dos partidos políticos. Incorreta pois, embora os órgãos parlamentares tenham sido dissolvidos, os partidos políticos foram extintos, não houve pleno funcionamento.
D - Interventores nomeados pelo Presidente para o governo dos Estados - Interventores nomeavam os deputados estaduais. Incorreta porque os interventores eram, de fato, nomeados pelo presidente, mas não tinham o poder de nomear deputados estaduais, já que o legislativo estadual também estava dissolvido.
E - Funcionamento do parlamento - Plena atividade e liberdade partidária. Incorreta pois não houve funcionamento do parlamento ou liberdade partidária, ambos estavam suspensos no Estado Novo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A CONSTITUIÇÃO DE 1937: PRINCIPAIS TÓPICOS
Dessa forma, a nova Constituição, que já estava pronta há meses durante a preparação do golpe, foi imposta ao povo.
Seus tópicos principais estabeleciam:
– Fechamento do Poder Legislativo nos três níveis (Congresso Nacional, Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais);
– Poder Judiciário subordinado ao Executivo;
– Total liberdade de ação à Polícia Especial;
– Propaganda a favor do governo no rádio mediadas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda);
– Eliminação do direito de greve;
– Reintrodução da pena de morte;
– Estados seriam governados por interventores nomeados por Vargas.
Nota-se, assim, que essa Constituição se mostrou como o respaldo legal para o regime autoritário do Estado Novo e um retrocesso se comparada a anterior, em termos de democracia e direitos humanos. Vale lembrar que os crimes e as perseguições a quem se opôs a essa forma de governo perduraram até o fim do regime e, quando este chegou ao fim, a impunidade às atrocidades cometidas vigorou.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo